Olá Pessoal.
Tenho o seguinte cenário em uma reforma.
Minha garagem mede 6 metros de largura por 5 de comprimento com laje de 15 cm concretada e telhado de telha romana.
Ela esta apoiada sobre 3 vigas com espaços de 2 metros. 2 delas são vigas invertidas de 30 (altura) x 20 (largura) e a uma outra viga aparente, acima do portão basculante , também de 30x20. Essa viga aparente esta apoiada sobre 3 colunas de 20x20.
Atualmente possuo um portão com 3 metros de largura e queremos aumentar para 4 metros.
Isso implica na remoção de uma coluna 20x20 que da apoio a viga aparente, e fará com ela fique apoiada somente em duas colunas com vão de 5 metros, coluna a coluna.
Gostaria de saber se as duas vigas invertidas aliviam o peso sobre a viga aparente ao ponto de eu poder retirar essa coluna e aumentar o portão.
Uma alternativa surgida foi. Entre a viga e a laje existe 3 fileiras de tijolos comuns, aproximadamente 14 cm, que usaram para assentar a laje. Isso permite colocar uma viga metálica perfil I ou H no local de forma a tentar reforçar o vão que irá aumentar.
Sabem se é possível isso? Ja vi situações onde colocam abaixo da vigas concretadas, mas não acima dela.
Algum engenheiro que conseguir dimensionar essa viga e o peso existente sobre ela. Por favor, deixe o contato.
Obrigado!!!