Duvida sobre o peso exercido numa laje


Responder Mensagem

Duvida sobre o peso exercido numa laje

Marco Janeiro
postou em Sex, 03 Out 2014, 20:30
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Prezados engenheiros calculistas, por favor peço vossa ajuda técnica:

    Tenho uma duvida sobre a resistência de uma laje e o peso que esta pode aguentar com segurança para uso de uma academia de musculação.

    Trata-se de uma sobreloja correspondente a aproximados 250 metros quadrados, divididos em uma laje com vãos livres de 5 mts x 6 Mts, vãos estes apoiados em vigas de 25 cm de altura x 20 cm de largura. (esta Laje foi confeccionada com lajotas de cerâmica vazada e suas vigotas estao apontadas na direção menor, no caso, nos 5mts)
    Não tenho certeza absoluta, pois por baixo nao se pode precisar, mas as vigotas de laje usadas podem ser pré e não treliças.
    Na ponta de cada viga encontram-se colunas com 45cmx30cm de concreto da melhor qualidade e mistura, assim como nas vigas e na laje, mas confesso que aparentemente essas vigas me parecem finas. Para melhor embasamento, Completo reforçando que o material usado foi da melhor qualidade e que o conjunto está intacto há mais de oito anos.
    A visualização do lado de baixo esta fechada por um dry wall e nao pode ser acompanhada, mas a laje nao foi rebocada por baixo, as vigotas e os tijolos podiam ser vistos antes da forracão( tambem não sei se isso ajudaria na resistência ou pesaria mais por estar por baixo)
    Completando, esta vao é coberto por cerâmica 30x30 cecrisa.

    Bom, nesse espaço antes destinado a um escritório leve e agora vago, surgiu o interesse de aluguel por parte de uma academia de musculação, onde eu por precaução fui olhar os equipamentos e vi que alguns sao mais leves, porem alguns podem pesar entre 150 a 200 kgs em uma area de 2 m².
    Assim eu gostaria de obter um parecer tecnico para evitar qualquer tipo de risco a pessoas ou ao bem.
    Estamos pensando em colocar os equipamentos sobre a area de vigas, não no meio dos vãos de laje, e será ainda usado um EVA bem grosso para impacto dos halteres, mas mesmo assim, se alguem puder me oferecer um parecer correto do peso que esse conjunto pode resistir com segurança por metro quadrado dada a configuração apresentada, agradeço muito.
    Atenciosamente
    Marco Janeiro


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem


    Instalações Prediais