- mauromarc
- postou em Seg, 26 Jan 2015, 16:07
- Usuário Nível 2 | Mensagens: 73
Boa tarde amigo,
Segue algumas dicas:
Primeiro passo, estar cadastrado no CREA de sua região, obter a carteira de registro e pagar as anuidades, para depois ter acesso ao sistema e gerar as ART's (Anotação de responsabilidade técnica de obras e serviços);
Segundo passo, estar cadastrado e filiado a um sindicato como o SENGE por ex;
Terceiro passo, estar cadastrado na prefeitura onde se vai executar qualquer obra ou serviço, se não tiver cadastro eles não vão avaliar seus projetos para liberação;
Depois de gerados e plotados os projetos, você gera também uma ART, paga a taxa do CREA e leva para aprovação na mesma entidade.
Vai na prefeitura, paga o ISS (que vai de 2% a 5%, depende da cidade) e a taxa dos alvarás no setor de tributos. Na minha região sem a liberação dos alvarás, as concessionarias de agua e luz não fazem as ligações.
Por fim leve no setor de obras da prefeitura e procure o engenheiro responsável. Eles vão pedir de 15 a 30 dias para analise. Se tudo estiver correto, eles liberam as ligações de água e luz, senão os projetos voltam para correção.
Quando liberado todo o processo, você pode começar a execução.
Coloque a placa do responsável e deixe na obra a ART de serviço para fins de fiscalização.
Ao termino da obra vá a prefeitura e solicite a vistoria. Eles vão pedir um prazo de 3 dias.
Se tudo estiver ok, eles vão liberar o termo de HABITE-SE.
Pronto. Agora sua obra pode ser destinada ao uso a que foi projetada.
Obs. Lembre-se que isso é um esqueleto do processo. Algumas prefeituras podem exigir mais documentos e outros projetos podem envolver outros órgãos para aprovação. Por exemplo uma obra que tenha um projeto de combate a incêndios. O corpo de bombeiros também terá que estar envolvido para vistoria e liberação e pode cobrar as taxa deles também.
Abraços.
Att.
_________________
Mauro Marcelo Correa
Engenheiro Civil
Cel: (35) 9 9831-9764
E-Mail:mauro.mcorrea@yahoo.com.br