Olá amigos!
Estou iniciando a construção de mais 2 casas térreas com 63m2 (2 dorms, 2 bh, sala e cozinha), o projeto já foi aprovado!
Desta vez contratei uma empreiteira com CNPJ que até tem engenheiro na equipe, assim a obra será feita bem mais rápida e com prazo a cumprir.
Fiz a planta com um arquiteto, ele não faz o projeto estrutural, mas me deu várias dicas de como construir com segurança e gastando pouco.
O empreiteiro me recomendou usar o radier ao invés do baldrame tradicional, pois o meu solo é firme, não tem variação de tipo de terra e a topografia é 100% plana.
A empresa que contratei não será a a responsável técnica pela obra, embora ela me recomendou (está insistindo) em usar o radier.
A sugestão do empreiteiro foi fazer a forma, espalhar a brita, colocar uma lona preta (um pouco mais espessa que a original), colocar malha 15x15 e encher tudo com contrato usinado com 10cm de altura. Só isso!
Nunca usei e nunca vi um radier de perto, apenas em fotos na internet (que pesquisei esse final de semana todo). Achei 10cm muito pouco... e em algumas fotos que achei, os pedreiros ainda colocam uma viga ou treliça nas bordas.
O arquiteto me recomenda usar o baldrame tradicional com ferro 3/8 e sapatas 40x40 e broca de 1,50m pois o solo é muito firme.
Na opinião de vocês, devo seguir a recomendação de qual dos dois? Achei 10cm pouco. Mas dizem que radier sai mais em conta, inclusive economiza no contrapiso.
Muito obrigado!