Reações e momentos fletores da laje.


Responder Mensagem

Reações e momentos fletores da laje.

Manacá
postou em Sáb, 02 Mai 2009, 20:35
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Olá!

    Sou nova por aqui. Acabei de me cadastrar com o propósito de obter ajuda e ajudar, sempre que possível.
    Estou no 7º período do curso médio-integrado em edificações e, vez ou outra, me deparo com algo que não sei solucionar.
    Sinceramente, não sei se estou postando minha dúvida no lugar certo, estou muito atarefada, senão, teria lido as regras.
    O fato é que me deparei com um problema que ainda não tenho o conhecimento necessário para resolvê-lo.
    Minha professora de resistência do curso de edif pediu para que calculássemos as reações e momentos fletores da laje 1
    figura

    Tivemos apenas uma aula e não consigo entender.

    Se algum de vocês puder solicioná-lo para mim, ficarei muito agradecida. Servirá como base para as outras lajes que tenho que calcular.

    As informações que tenho são:
    A altura da alvenaria da laje é de 2,7m e que o peso da alvenaria singela é de 0,18tf/m².

    Não pediria se realmente não fosse urgente.

    Espero que me ajudem. Grande abraço a todos! Very Happy


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Dom, 03 Mai 2009, 16:41
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Cara Manacá

      Vamos considerar esta laje retangular em concreto armado, como maciça e isolada (não contínua).

      Como a dimensão de um lado não é o dobro do outro, ela será "armada em cruz".

      Em lajes armadas em cruz, o peso das diversas paredes que nela se apoiam, são somados e distribuídos uniformemente sobre a mesma:

      Pp = [(1,20+1,20).2,70.0,80] / (3,70.2,75) ~ 0,115 tf/m2

      Para a determinação dos esforços de momentos fletores, cortantes e reações de apoio, deve-se somar as cargas de paredes Pp que determinamos, o peso próprio, as cargas acidentais ou sobrecargas, cargas de pavimentos e revestimentos, e finalmente as cargas de enchimentos (rebaixos), se houver.

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br

      Manacá
      postou em Dom, 03 Mai 2009, 20:22
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        Só não entendi o que significa o 0.80 no cálculo... Question

        robmag
        postou em Dom, 03 Mai 2009, 20:40
        Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

          Correção na expressão acima:

          - No lugar de 0,80 leia-se 0,18 (é o peso da alvenaria: 180 kgf/m2); o resultado está correto (115 kgf/m2).

          _________________
          Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
          Programador LISP para AutoCAD
          www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
          robertomagnani@uol.com.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Manacá
          postou em Dom, 03 Mai 2009, 20:57
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

            Ahh, sim! Tudo bem, agora...
            Estou começando a entender. Obrigada a vocês! Very Happy

            Vítor eu
            postou em Seg, 04 Mai 2009, 06:01
            Usuário Novato | Mensagens: 2

              Para se ter a carga distribuida exercida pela parede na laje, deve-se dividir o peso total da parede pela área dos vãos de cálculo da laje (isso para lajes duplamente armadas).
              Logo: Carga da Parede= (2,4*2,7*0,18)/(2,925*3,7)=0,108 tf/m².
              Para o cálculo das reações e momentos na laje você terá que fornecer mais dados:
              *Peso próprio da laje, carga acidental a ser considerada, carga do revestimento.
              *Se a laje em questão tem lajes vizinhas que tenham rigidez o suficiente para impedir a rotação dela.
              Aliás, não entendi a cota da parede proxima a viga V1a. Se ela realmente começa na viga, o comprimento total de parede será 2,25m e não 2,40m. Dessa forma, a carga exercida pela parede fica 0,101 tf/m².
              Grande sacanagem da sua professora exigir algo assim com apenas uma aula dada.


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Cálculo Estrutural