Reações de apoio


Responder Mensagem

Reações de apoio

bertel1
postou em Seg, 03 Set 2018, 23:36
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Boa noite, atualmente estou cursando Teoria das Estruturas e me deparei com um problema em uma questão de reações de apoio.

    https://prnt.sc/kqai1x <-- Imagem do modelo estrutural.

    Não consigo nem sair do somatório de forças em X, pois estou confuso em relação à decomposição de forças.

    Se alguém puder resolver e me explicar como fazer, principalmente na parte de decompor as forças onde não indica o ângulo nem a força.

    Obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Reações de apoio

    GilbertoRocha
    postou em Ter, 04 Set 2018, 07:07
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      Quebra a estrutura em 2 na rótula, sendo EstDireita e EstEsquerda.

      Na estrutura da direita desenha tudo a direita da rótula, incluso a rótula, na da esquerda, tudo a esquerda da rótula.

      No caso da estrutura da direita, ela é hipoestática sem a rótula, então, considera a rótula como um apoio de segundo grau, dimensiona como estrutura isoestática. EFX, EFY, EM.

      Agora você tem as reações que a estrutura da direita gera na estrutura da esquerda.

      Na estrutura da esquerda você desenha ela, e na rótula coloca as reações que encontrou na estrutura da direita, e dimensiona como uma estrutura isoestática.

      Em relação as cargas em X, a carga triangular você faz carga x h/ 2 e vai saber a carga, o centro dessa carga está em h/3

      _________________
      Gilberto do canal Engenheiro Estrutural
      www.engenheiroestrutural.eng.br

      bertel1
      postou em Ter, 04 Set 2018, 13:06
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Mas em relação a carga no apoio móvel da esquerda, como eu faço pra calcular as forças vertical e horizontal naquele ponto? Eu consegui descobrir o ângulo usando relações trigonométricas, que fica 26,56, mas não sei como descobrir as forças já que ele não deu a força aplicada na diagonal.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural