Um amigo me perguntou, pelo Facebook, como se faz o cronograma físico-financeiro de uma obra: "Tenho dúvidas quando se elabora o cronograma financeiro que q caixa pede pra financiamento. Como determinar aquelas porcentagens de cada etapa da construção?".
RESPOSTA
"Não tem como responder ou ensinar isso através de uma resposta de chat. A parte financeira do cronograma é feita pelo valor que cada etapa representa do orçamento geral da obra. Já a parte cronológica é determinada a partir do conhecimento que o profissional (planejador) tem sobre cada serviço e o tempo de executá-lo.
Mas há orçamento detalhado a ponto de se saber o tempo de duração ou carga horária de cada serviço. Por exemplo, falando-se de modo bem simples, se para fazer uma alvenaria, um pedreiro assenta 250 blocos em 1 dia, e se toda a alvenaria consumirá 10 mil blocos, o tempo de execução será 40 dias (10000/250).
Mas o planejador poderá decidir, mediante determinadas circunstâncias, se o serviço será feito apenas por um pedreiro ou se por dois (20 dias), 3 (13 dias), etc...
Assim, se vai determinando o cronograma, inclusive considerando-se serviços que podem ser executados simultaneamente e os que dependem da execução de outros."
Os amigos podem ajudar perguntando, melhorando ou complementando esta resposta.
Grato a todos!