Sobrado c/ 2 pisos, qual a estrutura mais recomendada?


Responder Mensagem

Sobrado c/ 2 pisos, qual a estrutura mais recomendada?

josevossjunior
postou em Seg, 01 Jun 2009, 16:31
Usuário Nível 1 | Mensagens: 37

    Estou começando a fazer alguns cálculos prévios ao projeto, e tenho várias dúvidas uma delas é:
    1º opção: Fazer toda estrutura primeiro? (primeiro e segundo piso) e somente após isso fazer alvenaria dos dois pisos?
    2º opção: Fazer a estrutura do 1º piso e na sequencia fazer alvenaria, e após isso fazer estrutura e alvenaria do segundo piso?
    Alguem pode opinar a respeito?

    Obrigado,
    José Voss Junior- Blumenau


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Qua, 03 Jun 2009, 20:17
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Prezado josevossjunior

      Se a alvenaria fôr levantada antes de se executar os pilares e vigas superiores, haverá uma economia considerável (mais do que a metade) de formas, pois ela será utilizada para este fim.

      Mas tome muito cuidado com ventos fortes e chuvas, que podem tombar a alvenaria recém-construída, enquanto estiverem sem o suporte dos pilares.

      Para prevenir, levante a alvenaria de metro em metro, arme a ferragem e vá concretando os pilares.

      Também faça um controle rigoroso no alinhamento vertical (prumo) dos pilares.

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br

      flaviorgarcia
      postou em Dom, 07 Jun 2009, 22:55
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

        Prezado José,

        A Melho opção para seu caso é optar pelo sistema de "alvenaria estrutural". Se o seu projeto for bem estudado, é possível adotar tal sistema.

        Como o próprio nome já diz, a alvenaria é estrutural, onde pilares, vergas e contra-vergas fazem parte do sistema e estão "embutidos" na alvenaria.

        Hoje existem várias empresas que calculam esse tipo de estrutura e também fornecem o material necessário para a execução.

        Um bom começo é consultar o site da GLASSER e conhecer o sistema.

        Espero ter ajudado.

        laje de isopo

        kspedroso
        postou em Qua, 12 Set 2018, 21:48
        Visitante

          boa noite estou fazendo uma laje de 90 m² com vçao de 3.00M quero colocar malha pop de 10x10 reforçada ferro 4.2mm minha duvida é presciso colocar ferros negativos, pq ja estou colocando a malha na laje inteira

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: laje de isopo

          Visitante
          postou em Qua, 12 Set 2018, 22:38

            kspedroso escreveu:boa noite estou fazendo uma laje de 90 m² com vçao de 3.00M quero colocar malha pop de 10x10 reforçada ferro 4.2mm minha duvida é presciso colocar ferros negativos, pq ja estou colocando a malha na laje inteira


            Segue o projeto estrutural, se nele não aparece, não precisa.


            Responder Mensagem


            Cálculo Estrutural