Sobrado c/ 2 pisos, qual a estrutura mais recomendada?


Responder Mensagem

Sobrado c/ 2 pisos, qual a estrutura mais recomendada?

josevossjunior
postou em Seg, 01 Jun 2009, 16:31
Usuário Nível 1 | Mensagens: 37

    Estou começando a fazer alguns cálculos prévios ao projeto, e tenho várias dúvidas uma delas é:
    1º opção: Fazer toda estrutura primeiro? (primeiro e segundo piso) e somente após isso fazer alvenaria dos dois pisos?
    2º opção: Fazer a estrutura do 1º piso e na sequencia fazer alvenaria, e após isso fazer estrutura e alvenaria do segundo piso?
    Alguem pode opinar a respeito?

    Obrigado,
    José Voss Junior- Blumenau


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Qua, 03 Jun 2009, 20:17
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Prezado josevossjunior

      Se a alvenaria fôr levantada antes de se executar os pilares e vigas superiores, haverá uma economia considerável (mais do que a metade) de formas, pois ela será utilizada para este fim.

      Mas tome muito cuidado com ventos fortes e chuvas, que podem tombar a alvenaria recém-construída, enquanto estiverem sem o suporte dos pilares.

      Para prevenir, levante a alvenaria de metro em metro, arme a ferragem e vá concretando os pilares.

      Também faça um controle rigoroso no alinhamento vertical (prumo) dos pilares.

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br

      flaviorgarcia
      postou em Dom, 07 Jun 2009, 22:55
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

        Prezado José,

        A Melho opção para seu caso é optar pelo sistema de "alvenaria estrutural". Se o seu projeto for bem estudado, é possível adotar tal sistema.