Dimensionamento da Estrutura (Residencia)


Responder Mensagem

Dimensionamento da Estrutura (Residencia)

Hellen Marcon
postou em Ter, 30 Jun 2009, 10:02
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom Dia,

    sou nova no forum, e recem formada em eng. civil.
    Porem tenho uma "confusãozinha" boba.. q é sobre como determinar o carregamento para uma fundação de uma residencia (viga baldrame + estacas) - tipo, carga de cobertura (telha e madeiramento) + vigas + pilares e viga baldrame isso sobre as estacas, e sobre a viga baldrame só as paredes?!!
    E outra duvida, é como dimensiona uma estaca, pois meus professores simplesmente não ensinaram calculo estrutural para elementos de fundaçao, só o que são os elementos.. estou confusa.
    Praticamente não sei como começar Surprised

    Se poderem me ajudar eu agradeço!!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    marcelopdr
    postou em Ter, 30 Jun 2009, 10:53
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 11

      Bom dia Hellen!

      Nos casos mais gerais de projetos residenciais o "caminho das cargas" até as fundações segue aquela seqüencia intuitiva (Lajes ou Cobertura>Vigas>Pilares>Fundação). A escolha do tipo de fundação (rasa ou profunda) dependerá das cargas resultantes nos pilares e da capacidade de suporte do solo, então quando você fala em "estacas" dependendo dos resultados da sondagem você poderá usar como solução uma fundação rasa, como sapatas isoladas por exemplo, e não precise dimensionar estacas. A questão das cargas sobre vigas baldrames a rigor são só as paredes, mas podem funcionar como apoio de elementos como escadas, rampas etc...depende do projeto. Espero ter colaborado. Abraço!

      _________________
      Para os estrutureiros...
      http://dinamica-str.blogspot.com/

      Eugênio Vicente Ferreira
      postou em Ter, 30 Jun 2009, 15:18
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

        Hellen,

        Parabéns pela graduação, não se preocupe com o início porque é sempre difícil e certamente outras dúvidas ainda estão por vir. Concordo com o Eng. Marcelo, de fato projeto estrutural a gente inicia pela parte superior da edificação avaliando os carregamentos que serão descarregados na fundação. O tipo de fundação deve ser escolhido em função da capacidade de carga do solo e devemos sempre considerar a solução mais econômica para o projeto.

        Para que você possa adquirir mais conhecimento sobre o assunto fundação, sugiro que leia o livro “Exercícios de Fundação” do autor Urbano Rodriguez Alonso, editora Edgard Blücher LTDA, o livro tem uma redação de fácil compressão e os assuntos são abordados de forma lógica para o dimensionamento de fundações rasa ou profunda, exceto hélice contínua.

        Boa sorte!!

        _________________
        Eng. Eugênio
        Email: evf.engenharia@web2go.com.br
        Projetos Estruturais em concreto, aço e
        madeira.

        brunobeg
        postou em Ter, 13 Out 2009, 21:42
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 39

          Sou estudante de engenharia civil, estou no 5º de engenharia civil no Mackenzie, sou formado em técnico de edificações no CEFETSP e Faço projeto de Estrutura de concreto armado, fundação, estrutura metálica, projetos de arquitetura e projeto de instalação Hidráulica(água fria, quente, águas pluviais e esgoto).

          Tenho experiência com projetos
          Quem tiver interesse entrar em contato


          brunobeg@gmail.com
          brunobeg@hotmail.com

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Eng. André
          postou em Sáb, 14 Nov 2009, 16:26
          Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

            Realmente, vejo que a maioria dos profissionais recem formados tem essas mesmas dificudades, pois a grade curricular nem sempre é cumprida integralmente, por isso a importancia de um bom estágio com a vivencia em projetos e trabalhos com profissionais gabaritados, foi isso que me ajudou, pois aprendi muito quando fiz meu estagio com Eng. Joselito Azevedo, um monstro em calculo estrutural.

            _________________
            Eng. André Pinheiro
            ZANOLLIN Soluções Estruturais
            E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
            Skype: eng.pinheiro
            Fone: 19 3579 5051
            Cel. : 19 97415 7770

            robmag
            postou em Sáb, 14 Nov 2009, 21:20
            Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

              Prezada Hellen Marcon

              "As residências térreas geralmente não são estruturadas, e comportam-se como estruturas flexíveis. As cargas devido à cobertura, laje de fôrro e alvenarias que chegam até o alicerce somam de 2 a 3 tf por metro linear."

              Extraído do livro Cálculo e Desenho de Concreto Armado.

              Quando você dispõe de boletins de sondagens do local da obra, as estacas escavadas e as estacas cravadas podem ser dimensionadas pelos métodos de Aoki-Veloso e de Decourt-Quaresma, respectivamente.
              ]

              _________________
              Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
              Programador LISP para AutoCAD
              www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
              robertomagnani@uol.com.br


              Responder Mensagem


              Cálculo Estrutural