Estou com um problema numa laje de piso que o pedreiro na obra aqui de casa fez. A laje fica vibrando muito quando se anda sobre ela, justamente onde será a sala (3,5m x 4m), foi o maior vão ( 4 metros ) e nos outros vãos menores vibram bem menos, utilizei laje pré-moldada de tijolo e concreto usinado FCK 20, o pedreiro também passou com umas varas de ferro de 1/4" transversalmente por cima das vigotas espaçadas em 35cm entre elas.
O técnico da empresa de concreto visitou a obra e calculou a área da laje e já incluiu todos os espaços das vigas e onde iria pegar bastante concreto, deu 67m². Foi um pedido de 6m³ de concreto FCK 20.
Vi na folha do contrato do concreto o seguinte:
Área a ser concretada: 67m²
Volume: 6m³
FCK: 20
Brita: 10
Slump: 1872
Espessura: 5cm
Mas segundo meus cálculos deu, 6m³ / 67m² = 0,089m de espessura, botando um erro diga-se que foi uma laje com espessura entre 0,07m ou 7cm a 0,08m ou 8cm. (Meu cálculo está correto?)
Um amigo meu que entende um pouco de obras falou que ele deveria ter colocado um ferro de 5/16" em X entrelaçando nas vigotas da laje de uma extremidade a outra e amarrando suas terminações nos ferros das colunas para a laje não vibrar tanto, também já ouvi isso de outros pedreiros. Isso confere?
Isso definitivamente está me tirando o sono!
Vocês me recomendariam algo que possa ser feito para reduzir esta vibração excessiva na laje?
Desde já agradeço a atenção!