Piscina em Laje Maciça


Responder Mensagem

Piscina em Laje Maciça

Feitosa
postou em Qua, 03 Fev 2016, 00:54
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Olá, pessoal, Boa noite.

    Bem, estou com uma dúvida. Tenho uma piscina medindo 6 metros de cobrimento x 3 metros de largura com 1,5m de altura num Terraço, pesando num total 27.000 kg

    Ela está estruturada com 6 pilares na dimensão de 20 x 40, cada pilar com 6 ferros de 12.5mm e estribo de 5mm a cada 15 cm

    As vigas são de 20 x 50... Sendo que são 4 ferros de 12.5mm na parte de baixo (tracionada), 2 costelas com ferro de 12.5mm e mais 2 ferros de 10.00 em cima pra fazer a amarração.

    A laje está calculada para receber uma carga de 30Kn (3.000kg) por metro quadrado.

    Os blocos de fundação tem dimensão de 0,80m x 0,80m x 1,00 m de profundiade... Com "Gaiolas" de ferro 10.0mm.

    Será que passa?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Cálculo estrutural

    evandromiqueletto@hotmail
    postou em Qui, 04 Fev 2016, 12:36
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

      Boa tarde meu amigo,
      Seria interessante ter uma consultoria neste seu caso para assumir tal responsabilidade em dúvida.

      Uma sugestão de ajuda, seria calcular o edifício em função desta piscina no terraço e o seu peso próprio. Você precisará coletar mais dados para responder esta questão, como o fck do concreto.

      O uso do apoio de software de cálculos estruturais ou planilhas, juntamente com suas devidas análises e verificações resolvem sua questão.

      Legal

      _________________
      Eng. Civil Evandro Miqueletto

      Feitosa
      postou em Qui, 04 Fev 2016, 13:50
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        O Fck do Concreto é 25MPa.

        Também sou Engenheiro Civil, fiz esse projeto, mas fiz a mão.

        A laje tem h=12cm... Armada em Duas direções

        Não utilizei programas.

        Aí estou na dúvida

        Re: Piscina em Laje Maciça

        Eng. André
        postou em Sex, 05 Fev 2016, 09:54
        Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

          Feitosa escreveu:Olá, pessoal, Boa noite.

          Bem, estou com uma dúvida. Tenho uma piscina medindo 6 metros de cobrimento x 3 metros de largura com 1,5m de altura num Terraço, pesando num total 27.000 kg

          Ela está estruturada com 6 pilares na dimensão de 20 x 40, cada pilar com 6 ferros de 12.5mm e estribo de 5mm a cada 15 cm

          As vigas são de 20 x 50... Sendo que são 4 ferros de 12.5mm na parte de baixo (tracionada), 2 costelas com ferro de 12.5mm e mais 2 ferros de 10.00 em cima pra fazer a amarração.

          A laje está calculada para receber uma carga de 30Kn (3.000kg) por metro quadrado.

          Os blocos de fundação tem dimensão de 0,80m x 0,80m x 1,00 m de profundiade... Com "Gaiolas" de ferro 10.0mm.

          Será que passa?


          Bom dia!

          Há algumas verificações e ponderações que deve fazer.
          Fundações: Foi realizado sondagem? se sim, qual tipo de solo e SPT de apoio de sua fundação?
          Pilares: qual a altura útil dos pilares? quais os travamentos na sua base? Foi verificado flambagem e deslocamentos laterais?
          Vigas: Me parecem coerentes, eu adicionaria ainda uma armadura de pele.
          Laje: como foram feitos os engastes na vigas? Foram considerados esforços referente a cortante no engastes?
          De todos os questionamentos, acredito que a fundação deve se dar uma atenção maior, pois para este tipo de estrutura rígida, recalques nas fundações podem ocasionar patologias ou até mesmo a ruína da estrutura.
          Boa sorte com seu projeto nobre colega.

          Atenciosamente:

          _________________
          Eng. André Pinheiro
          ZANOLLIN Soluções Estruturais
          E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
          Skype: eng.pinheiro
          Fone: 19 3579 5051
          Cel. : 19 97415 7770

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Feitosa
          postou em Qui, 11 Fev 2016, 00:07
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            Não foi feito SPT... Estamos numa região do Sertão Alagoano, onde tem-se um solo rochoso e nenhuma edificação passou por teste de sondagem.

            A altura útil dos pilares são de 3,20m e estão engastados nos blocos e numa viga baldrame.

            AS lajes serão armadas em 2 direções, com ferro 8.0 a cada 12cm... todas engastadas nas vigas.

            abnermartins
            postou em Qui, 11 Fev 2016, 16:39
            Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

              Carregamento sobre a laje = 15kN/m2; laje maciça de 10cm; fck=25MPa

              Vigas de 6 metros: 20x50,
              - 2 ferros de 16mm em baixo + 2 ferros de 12,5mm em baixo;
              - 3 ferros de 10mm em cima, ou 2 de 12,5mm em cima
              Estribo 5mm a cada 20cm

              Vigas de 3 metros: 20x50,
              - 3 ferros de 10mm em baixo ou 2 ferros de 10mm e 1 de 8mm;
              - 2 ferros de 6,3mm porta estribo em cima,
              Estribo 5mm a cada 20cm

              Pilares 20x40, 3,2m de altura, 6 ferros de 10mm;

              Laje 12cm, armadura de 8mm a cada 10cm nas duas direções

              Fundação, não fiz..

              Rodei rápido aqui no cypecad com configuração default .. espero ter ajudado.

              _________________
              Abner Martins - Engº Calculista de Estruturas Metálicas

              Perfil: https://br.linkedin.com/in/abnermartins


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Cálculo Estrutural