Feitosa escreveu:Olá, pessoal, Boa noite.
Bem, estou com uma dúvida. Tenho uma piscina medindo 6 metros de cobrimento x 3 metros de largura com 1,5m de altura num Terraço, pesando num total 27.000 kg
Ela está estruturada com 6 pilares na dimensão de 20 x 40, cada pilar com 6 ferros de 12.5mm e estribo de 5mm a cada 15 cm
As vigas são de 20 x 50... Sendo que são 4 ferros de 12.5mm na parte de baixo (tracionada), 2 costelas com ferro de 12.5mm e mais 2 ferros de 10.00 em cima pra fazer a amarração.
A laje está calculada para receber uma carga de 30Kn (3.000kg) por metro quadrado.
Os blocos de fundação tem dimensão de 0,80m x 0,80m x 1,00 m de profundiade... Com "Gaiolas" de ferro 10.0mm.
Será que passa?
Bom dia!
Há algumas verificações e ponderações que deve fazer.
Fundações: Foi realizado sondagem? se sim, qual tipo de solo e SPT de apoio de sua fundação?
Pilares: qual a altura útil dos pilares? quais os travamentos na sua base? Foi verificado flambagem e deslocamentos laterais?
Vigas: Me parecem coerentes, eu adicionaria ainda uma armadura de pele.
Laje: como foram feitos os engastes na vigas? Foram considerados esforços referente a cortante no engastes?
De todos os questionamentos, acredito que a fundação deve se dar uma atenção maior, pois para este tipo de estrutura rígida, recalques nas fundações podem ocasionar patologias ou até mesmo a ruína da estrutura.
Boa sorte com seu projeto nobre colega.
Atenciosamente:
Eng. André Pinheiro
Cel. : 19 97415 7770