Juntas em piso de concreto


Responder Mensagem

Juntas em piso de concreto

rako
postou em Sáb, 06 Fev 2016, 07:36
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Olá,

    Estou com um problema: estou realizando os serviços finais em um edifício residencial de 9 pavimentos. Notei que o pavimento de garagem (a estrutura foi feita por outro empreiteiro), que fica no primeiro pavimento (não no térreo) e possui área aproximada de 500 m2, não possui junta de movimentação alguma. Conversando com o proprietário da obra sobre tal, fui informado que não foram colocadas as barras de transferência na laje (o que comprovei com as fotos que o proprietário me forneceu).

    A laje é do tipo pré-moldada com mini-painéis treliçados (500 kgf/m2), preenchimento em EPS, armado com malha POP leve (2x3 m) e concreto com fck = 30 MPa. Os negativos foram dispostos corretamente, como descrito pelo projeto de distribuição das lajes. O piso foi alisado com alisadora de concreto. A laje foi concluída há cerca de 20 meses mas ainda não foi totalmente carregada, pois o edifício ainda não foi entregue.

    Há necessidade e possibilidade de serem feitas as juntas? Caso a resposta seja positiva, como devo proceder?

    Desde já agradeço a atenção dos colegas. Um grande abraço a todos!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Juntas em piso de concreto

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 16 Fev 2016, 21:11
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Rako,

      Há outro problema grave a se pensar: São as infiltrações. Pois ainda que você resolva o problema das juntas de dilatação, com a divisão da laje em blocos terminará por criar passagem para infiltração, isso sem saber se foi feita antes da concretagem e como foi feita. Caso o proprietário não saiba informar e não conste nos projetos, você deve verificar com o empreiteiro que executou a laje.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais