Olá,
Estou com um problema: estou realizando os serviços finais em um edifício residencial de 9 pavimentos. Notei que o pavimento de garagem (a estrutura foi feita por outro empreiteiro), que fica no primeiro pavimento (não no térreo) e possui área aproximada de 500 m2, não possui junta de movimentação alguma. Conversando com o proprietário da obra sobre tal, fui informado que não foram colocadas as barras de transferência na laje (o que comprovei com as fotos que o proprietário me forneceu).
A laje é do tipo pré-moldada com mini-painéis treliçados (500 kgf/m2), preenchimento em EPS, armado com malha POP leve (2x3 m) e concreto com fck = 30 MPa. Os negativos foram dispostos corretamente, como descrito pelo projeto de distribuição das lajes. O piso foi alisado com alisadora de concreto. A laje foi concluída há cerca de 20 meses mas ainda não foi totalmente carregada, pois o edifício ainda não foi entregue.
Há necessidade e possibilidade de serem feitas as juntas? Caso a resposta seja positiva, como devo proceder?
Desde já agradeço a atenção dos colegas. Um grande abraço a todos!