Numeração de circuitos e quadro em um projeto elétrico de BT


Responder Mensagem

Numeração de circuitos e quadro em um projeto elétrico de BT

Rcosta1977
postou em Sex, 10 Jun 2016, 10:48
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom dia pessoal!

    Sempre que desenvolvemos projetos elétricos em BT aqui no escritório, e em todos os projetos que já vimos até hoje, em que um prédio de dois ou mais pavimentos são de um mesmo dono, os quadros, circuitos e comandos são numerados de baixo para cima (térreo, primeiro pavimento, e assim por diante).

    Somos usuários do QiBuilder da Altoqi, bem como anteriormente fomos usuários do Lumine dessa mesma empresa, e sempre a renumeração automática dos mesmos seguiu esse critério quando configurado para renumeração de quadros, circuitos e comandos por projeto.

    Isso até recentemente, pois nas ultimas versões a renumeração passou a ser de cima para baixo.

    Entrei em contato com o suporte deles tendo inclusive apontado a página do FAQ deles onde constava a informação do jeito que a conhecia e não o contrário que é como o programa vinha se comportando.

    Cheguei a informar a eles também que achava que esse aspecto da numeração se tratava de norma, mas não consegui localizar o item da mesma que se referisse a isso.

    Qual foi a minha surpresa ao receber a resposta informando de que iriam registrar a minha "sugestão" sobre a configuração e que o "erro" no FAQ já havia sido corrigido. E que eles também não conseguiram identificar norma nenhuma que mostrasse que a forma de numeração que eu me referi fosse a correta e que por isso o programa não estava errado.

    Fica então a minha pergunta: A numeração de quadros, circuitos e comandos em projetos elétricos de BT com vários andares, e em que o projetista opte por sequencia-los todos, deve ser de baixo para cima, de cima para baixo ou tanto faz? E qualquer que seja a resposta: Em que norma consta isso, se é que consta em alguma?

    Desde já fico grato pela ajuda de vocês Wink


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem

    • Tópicos relacionados

    Instalações Prediais