Ajuda em Entender Projeto Elétrico


Responder Mensagem

Ajuda em Entender Projeto Elétrico

1danielmoro
postou em Dom, 17 Mar 2013, 21:56
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa Noite,
    eu sou estagiário numa pequena empresa e estou com uma dúvida em um projeto. Eu já comprei o quadro que foi feito conforme o projeto, mas estava conversando com o empreiteiro e fiquei cheio de dúvidas. Como devo supervisionar o trabalho dele, estou aqui procurando ajuda. No QDG há 8 disjuntores, sendo que 7 deles são de 150A e o 8 de 200A. Dos 7 primeiros sai apenas uma tubulação que vai para os devidos QM's, entretanto no 8º disjuntor há duas saídas de tubulação. Esse disjuntor é para um futuro bloco que ainda não tem projetos, mas o que eu gostaria de saber é porque esse bloco precisa de duas tubulações e como se faz esse tipo de saída com um só disjuntor no qdg e duas tubulações.

    Agradeço se alguém puder me ajudar.
    Att.,
    Daniel Moro


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    wellingtonlcs
    postou em Qua, 20 Mar 2013, 23:10
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Qual e o diametro dos eletrodutos?

      Ajuda em Entender Projeto Elétrico

      IsaacdeCristo
      postou em Qui, 21 Mar 2013, 08:45
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezado Daniel,

        Neste caso, o procedimento correto é analisar mais cuidadosamente o projeto, o Diagrama Unifilar mostra a distribuição dos disjuntores e os circuitos que cada um deles protege. Caso persistam as dúvidas, você deve falar com o projetista. Pois até mesmo para quem já atua a mais tempo, esta é a maneira correta de esclarecer dúvidas.

        Boa sorte!!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Eletrodutos

        Guilherme Garc
        postou em Sáb, 06 Abr 2013, 21:15
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

          Daniel,

          Como o Isaac disse, nada como perguntar a quem projetou, mas dê uma olhada antes se de alguma forma existe alguma restrição de espessura de passagens por alvenarias, estruturas ou outra, onde como solução muitas é adotado a tubulação dupla. Portanto veja a quantidade e bitola dos cabos, que provavelmente se forem ser conduzidos por apenas um eletroduto, estará solicitando um diâmetro maior que encontrará restrições de passagem.

          A seção do cabo que está usando deve ser 1 x 50 mm², por fase, neutro e terra, para distâncias até 7 m para corrente nominal máxima de 175 A, o que daria uma tubulação de aproximadamente 40 mm (1 1/2").

          Para distâncias maiores, pode ser adotado cabos e eletrodutos dobrados, mas tudo vai depender das condições de projetos.

          Caso haja a necessidade de alcançar maiores distâncias, certamente o seu cabo terá maior bitola e se dobramos os cabos de 50 mm², a tubulação iria para aproximadamente 2 1/2", o que em muitos casos encontra restrição de passagens.

          Essa tubulação pode também ser apenas uma reserva e seguirá seca até o destino. Cheque se há a indicação de cabos passando pelas duas tubulações.

          Em termos práticos, temos que a soma das áreas das seções dos cabos devem ocupar até 1/3 da seção da tubulação. Outra condição estabelecida em projetos é não sejam passados mais de sete cabos em um mesmo eletroduto, motivo que também pode ser observado, segundo os casos exemplificados acima.

          O projetista vai te explicar tudo isso. Abraços e bons estudos.

          _________________
          Abraços e bons trabalhos.

          Projetos e Consultorias em materiais
          Soluções sustentáveis
          Engenharia Diagnótica

          Guilherme Custódio Garcia Jr
          garc.engineer@gmail.com
          11- 2306 4800
          11- 9 8516 0420

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Instalações Prediais