Eletrodutos
- Guilherme Garc
- postou em Sáb, 06 Abr 2013, 21:15
- Usuário Nível 4 | Mensagens: 163
Daniel,
Como o Isaac disse, nada como perguntar a quem projetou, mas dê uma olhada antes se de alguma forma existe alguma restrição de espessura de passagens por alvenarias, estruturas ou outra, onde como solução muitas é adotado a tubulação dupla. Portanto veja a quantidade e bitola dos cabos, que provavelmente se forem ser conduzidos por apenas um eletroduto, estará solicitando um diâmetro maior que encontrará restrições de passagem.
A seção do cabo que está usando deve ser 1 x 50 mm², por fase, neutro e terra, para distâncias até 7 m para corrente nominal máxima de 175 A, o que daria uma tubulação de aproximadamente 40 mm (1 1/2").
Para distâncias maiores, pode ser adotado cabos e eletrodutos dobrados, mas tudo vai depender das condições de projetos.
Caso haja a necessidade de alcançar maiores distâncias, certamente o seu cabo terá maior bitola e se dobramos os cabos de 50 mm², a tubulação iria para aproximadamente 2 1/2", o que em muitos casos encontra restrição de passagens.
Essa tubulação pode também ser apenas uma reserva e seguirá seca até o destino. Cheque se há a indicação de cabos passando pelas duas tubulações.
Em termos práticos, temos que a soma das áreas das seções dos cabos devem ocupar até 1/3 da seção da tubulação. Outra condição estabelecida em projetos é não sejam passados mais de sete cabos em um mesmo eletroduto, motivo que também pode ser observado, segundo os casos exemplificados acima.
O projetista vai te explicar tudo isso. Abraços e bons estudos.
_________________
Abraços e bons trabalhos.
Projetos e Consultorias em materiais
Soluções sustentáveis
Engenharia Diagnótica
Guilherme Custódio Garcia Jr
garc.engineer@gmail.com
11- 2306 4800
11- 9 8516 0420