Dúvida sobre Construção Estrutural


Responder Mensagem

Dúvida sobre Construção Estrutural

DriSalvarani
postou em Qui, 05 Jan 2017, 13:21
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde,

    Não sou engenheira e desconheço totalmente esta área.

    Recentemente comprei um apartamento na planta e a sua construção é estrutural.

    Em dezembro de 2016 fui visitar a obra e reparei que muitas paredes estavam tortas ou menores que a estrutura, faltando pedaços pra completar a altura... Também haviam rachaduras nas paredes do térreo...

    Gostaria de saber se devo me preocupar com isso? Como eles irão tampar esses "buracos" e se a construção estrutural de alguma forma desvaloriza o apartamento. E se eu precisar pendurar algum móvel na parede, ela vai aguentar ou não.

    Agradeço desde já a atenção de vocês.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    marcelo fiorin
    postou em Sex, 03 Fev 2017, 09:52
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

      Fica difícil analisar sem ver, mas essa questão da "falta de pedaços pra completar a altura da parede" é normal, ao se construir as alvenarias sempre deixa-se essa parte por último (encunhamento).

      O usual é fazer o encunhamento com toda a alvenaria já pronta e iniciando pelo último pavimento, dessa maneira evita-se que ocorram carregamentos por parte da estrutura na alvenaria de vedação, o que pode ocasionar fissuras e trincas, que pode ser o que tu viu nas paredes do térreo por exemplo.

      Quanto as demais questões, reforço que é difícil falar sem ao menos ver o que está acontecendo, mas creio que pelo teu relato sejam coisas simples de resolver sem maiores problemas futuros ou mesmo desvalorização do imóvel.

      Mas se tu realmente quiser uma análise do caso, te aconselho a contratar um engenheiro na tua região.

      Enfim, o que tenho visto ultimamente é uma péssima qualidade na execução de obras, pelo menos aqui no RS, o pessoal quer economizar e fazem tudo de qualquer jeito.

      _________________
      Engº Marcelo

      marvinbett
      postou em Seg, 13 Mar 2017, 22:45
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

        Boa noite Drisalvarani

        Primeiramente o que é construção estrutural, seria um edifício de alvenaria autoportante ?

        Neste tipo de estrutura não existe pilares, as paredes transmitem os carregamentos.

        quanto aos problemas que descreveu, recomendo solicitar ao condomínio essas respostas.

        também seria interessante contratar um laudo técnico para avaliar as fissuras.

        quanto a instalação de móveis (armários / roupeiros / etc) não há problemas, pode ser fixado nas paredes, apenas verifique os projetos das instalações (hidrossanitárias / eletricas / gas / ar cond.) para não perfurar esses sistemas.

        E jamais remova qualquer parede de seu apartamento sem avaliação prévia de um engenheiro civil

        Att,


        Responder Mensagem


        Construção civil, discussões gerais