Algumas ferramentas são essenciais para um marceneiro e seu ajudante. Não só as máquinas para marcenaria, mas instrumentos comuns os ajudam a dar forma aos móveis que eles produzem. Para iniciar uma marcenaria é necessário a combinação de ferramentas básicas para marcenaria com as máquinas também.
Maquinas para Marcenaria
Essas ferramentas podem ajudar em detalhes do trabalho como a marcação, acertar as medidas, remover imperfeições, lixar entre outras coisas. O trabalho que exige um instrumento mais forte e complexo, fica por conta de as máquinas fazerem.
Quando você resolve que vai montar uma marcenaria você deve pesquisar bastante para encontrar os melhores preços de máquinas e ferramentas para trabalhar. Algumas são bem caras, então é necessário que você tenha muito cuidado na hora de escolher. Analise o preço e a qualidade do produto para não se frustrar.
Se você quer saber quais os tipos de ferramentas básicas para marcenaria e também as máquinas necessárias, continue lendo esse artigo. Preparei para você uma lista com 18 ferramentas e máquinas para marcenaria que são fundamentais para o trabalho deles.
Máquinas e equipamentos para marcenaria
É fundamental que você saiba que sem esses instrumentos uma marcenaria não funciona. São muitos os detalhes que cada móvel exige e você tem que estar preparado para realizar qualquer tipo de trabalho. Algumas ferramentas são bem comuns, já outras não são tão conhecidas. Então acompanhe:
Alicate;
Chave de fenda;
Chave Philips;
Martelo;
Formão;
Serrote;
Trena;
Esquadro;
Brocas;
Plainas;
Lâminas de raspar;
Escareador;
Furadeira;
Parafusadora;
Grampo tipo C;
Serra esquadrejadeira;
Tupia de mesa e
Arco de serra.
Todas essas ferramentas são essenciais dentro de uma marcenaria. É importante também que você tenha muito cuidado em manusear cada ferramenta. Isso vai determinar a vida útil de seus produtos.
Como algumas são bem caras é importante manter tudo em ordem, desde quando você usa a quando você vai guardar também. Quando você for transportar leve em uma caixa apropriada para não danificar seu instrumento de trabalho.
O próprio marceneiro pode fazer a fiação das ferramentas que precisam. Fica muito mais barato do que você levar a um especialista. Mas, quando alguma máquina estiver com problema você deve mandar a um profissional, pois se mexer por conta própria pode acabar estragando.