duvidas bem básicas de engenharia civil


Responder Mensagem

duvidas bem básicas de engenharia civil

doutorandre
postou em Dom, 04 Mai 2008, 16:08
Visitante

    Eu me chamo André, estudante iniciante universitário do curso de engenharia civil , teria como solucionar algumas dúvidas abaixo ou todas ?


    ) O que quer dizer as 4 fachadas, equilíbrio dos cheios e vazios?

    2)a arquitet. tem 03 dimensões que são:
    estrutura,função e forma.
    E o espaço tem 04 dimensões, quais são?

    4) Numa coluna existe:
    a base, o meio e o coroamento.?

    5)é verdade dizer que o SOL, ele parte ora inclinado para o Norte quando estamos no inverno e ora inclinado para o Sul, quando estamos no verão?

    6)colunas isoladas= suportam apenas uma parede ou um beiral ?

    7)coluna de três quartos? e de meias colunas?

    é possível me fornecer figuras especificando o desenho de uma pilastra, meia coluna e coluna de três quartos?

    9)O entablamento é um conjunto de elementos horizontais sustentado por uma coluna, que tipo de elementos?, tem outra definição melhor?

    10)Está correto dizer que os novos tipos de estrutura são?
    pilastras,meia-coluna, coluna de três quartos, coluna isolada e coluna destacada.

    11) está certo dizer que PILASTRA é uma ordem? e MEIA-COLUNA é uma ordem?

    12)Qual diferença de coluna, pilar e viga?

    13)Eu não entendi esta questão que segundo os romanos, edifícios com arcos e abóbodas requerem maciços que possam sustentar cargas e não colunas, como assim?se "puder" fazer uma figura...

    14)Porque que sobre o entablamento fica uma super estrutura chamada "ático"?

    15)o que vem a ser ORDEM?, é verdade que cada andar tem uma ordem?

    16)o que é EMOLDURAR?

    17) pilar ou coluna é a mesma coisa?

    18)parede mestra?

    19)é "possível" me fornecer um desenho com uma FACHADA PRINCIPAL?

    20)arranha-céus?

    16)Os edifícios apresentados em pilotis, obtem espaços livres horizontais como assim?

    17) É correto dizer que a fachada tem a ver com o espaço interior?

    18)capitel?

    19)Existe fachada simétrica conduzindo a um interior assimétrico?, poderia me explicar melhor?


    Serei grato pela compreensão;
    André. doutorandre@ibest.com.br

    Voltar ao Topo


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Rafael_epc
    postou em Ter, 13 Mai 2008, 15:58
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

      Caro André

      As perguntas que você está fazendo são, de regra geral, mais voltadas para a arquitetura.

      No entanto, com a minha experiência, vou lhe passar algumas das informações:

      12) Colunas são elementos destinados a receber cargas verticais. As colunas se parecem com pilares. No entanto, as colunas costumam ser mais esbeltas (ou seja, a relação base x altura é muito pequena. Uma base de 20 cm com uma altura de 4,00 m é considerada esbelta). Pilares são elementos também destinados a receber cargas verticais.
      Vigas são elementos destinados a transferirem cargas de um lugar para outro.

      Assim, a análise estrutural se baseia em cargas. As lajes transferem cargas para as vigas, e as vigas transferem cargas para pilares, os pilares transferem as cargas para as fundações e as fundações transmitem as cargas para o terreno.

      13) Os antigos romanos utilizavam arcos para suas construções devido ao travamento. É uma técnica muito antiga. Por travamento no meio do vão do arco, há equilíbrio na estrutura.

      16) Moldura é qualquer proteção externa utilizada em quadros. Entendo que você se refere às molduras. Provavelmente, as molduras são os elementos de revestimento (tais como pisos cerâmicos, mármores, ladrilhos, etc.)

      17) A grosso modo, pilar e colunas são a mesma coisa. O que diferencia é que coluna é mais esbelta (procure por ÍNDICE DE ESBELTEZ, e você vai compreender melhor) do que pilar.

      20) "Arranha-céus" é uma expressão que se dá a uma obra civil de grande porte. Normalmente os "arranha-céus" são edifícios altos. Um bom exemplo é a Torre Eifell, o antigo World Trade Center, edifícios de grandes metrópoles (como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Tóquio)

      21) Um edifício apresenta, de baixo para cima:

      Subsolo
      Térreo
      Mezanino
      Pilotis (ou recreação)
      Pavimento Tipo
      Pavimento Cobertura
      Caixa de Máquinas
      Barrilete
      Caixa da Água

      O mezanino e o pilotis pode ou não existir em um edifício, a critério do projetista (arquiteto ou engenheiro). O pavimento tipo é onde ficam os moradores. A caixa de máquinas é onde ficam os cabos do elevador e demais caixas de eletricidade e TV. O Barrilete é todas as válvulas que ficam na edificação.

      22) Capitel é a base superior de uma coluna. Se você observar as colunas das construções Romanas, você vai observar um desenho. O capitel serve para "acomodação" das cargas. As vigas se apoiam sobre o capitel. As cargas passam das vigas para o capitel e do capitel para o fuste (lembrando que o fuste é o corpo do pilar).

      Dúvidas me escreva:

      rafael_epc@hotmail.com

      Att

      Rafael


      Responder Mensagem


      Construção civil, discussões gerais