Dúvida quanto a locação de sapatas 45,m² e 2 pavimentos


Responder Mensagem

Dúvida quanto a locação de sapatas 45,m² e 2 pavimentos

vinixops
postou em Seg, 16 Jan 2017, 22:06
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa noite caros colegas.

    Estou com uma grande dúvida. Fiz a planta baixa de uma pequena quitinete. Porém no futuro pretendo fazer um segundo pavimento de mesmo tamanho e modelo.

    Na faculdade ainda não tive estas aulas. Estou apenas no quinto semestre.

    Então gostaria da ajuda de algum colega que entenda do assunto.

    Eu até poderia fazer uma mega amarração e colocar sapata em todos os locais, sei que não cairia. Mas minha ideia é aprender e também economizar, pois creio que fazendo nas posições corretas economizo com gastos excessivos.

    O solo é arenoso e de boa resistência. Ao chegar aos 2m com o trado manual não passa mais de jeito nenhum.

    Pensei em usar sapatas de 60x60x40 e pilares de 30x10 ou 20x10.

    Estou indo em um bom caminho? Ou acham que iria tudo para o chão?

    O que recomendam?

    Queria postar a planta, mas, ainda não posso. O fórum não permite.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    marvinbett
    postou em Qua, 15 Mar 2017, 01:47
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

      boa noite vinixops

      dimensionar uma estrutura de concreto armado e fundações não é tão simples assim como você esta imaginando.

      recomendo a contratação de um engenheiro civil, onde você poderá fazer o contato e aprender com o projeto dele, pedir explicações e tirar suas dúvidas.

      A sequência seria elaborar o projeto arquitetônico dos dois pavimentos e em seguida o projeto estrutural com sua planta de cargas, aí sim você começa a pensar no projeto de fundações.


      Att,

      grayol
      postou em Sáb, 25 Mar 2017, 16:29
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 95

        Boa noite caros colegas.
        Olá

        (...)
        O solo é arenoso e de boa resistência. Ao chegar aos 2m com o trado manual não passa mais de jeito nenhum.
        Pela norma 6122 anterior, o solo teria resistência característica de 0,4MPa.

        Pensei em usar sapatas de 60x60x40 e pilares de 30x10 ou 20x10.

        Estou indo em um bom caminho? Ou acham que iria tudo para o chão?
        Em parte e possível, respectivamente. Calcule carga atuante em cada sapata de forma que ao majorá-la pelo coeficiente de segurança, não ultrapasse a resistência característica. Ou, mais simples para o quem tá no quinto semestre, não pode haver sapata com tensão maior que 0,14MPa.

        Seus pilares não são aceitos pela NBR 6118.
        Não deve haver pilar com seção transversal inferior a 360cm²;
        Há majoração de cargas para pilares com menos de 19cm de lado;
        Lado mínimo de um pilar é, se bem lembro, 14cm.


        O que recomendam?

        Contrate um engenheiro. Se não sabe ainda dimensionar todos os elementos de uma estrutura, a estrutura toda estará fundamentada no acaso e achismo. Se é pra investir em imóveis sem domínio no tema, compre ações da JHFS3.

        Há muitos detalhes não considerados aqui. Ferragens, área de influência das sapatas, vizinhança, lençol freático...


        Queria postar a planta, mas, ainda não posso. O fórum não permite.
        Dá pra contornar isso. Upload da imagem em algum servidor genérico e postagem do link de alguma maneira que os outros pudessem encontrar

        Dúvida quanto a locação de sapatas 45,m² e 2 pavimentos

        IsaacdeCristo
        postou em Dom, 09 Abr 2017, 11:16
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Prezado Vivni,

          Bem respondeu o colega Grayol! E somente ajudando-o na lembrança da NBR, pois não temos condição de ficar consultando cada NBR que às vezes citamos aqui. Em situações especiais admite-se pilares com largura mínima de 12cm. Mas respeitando a seção mínima de 360cm².

          Boa sorte!

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais