Olá,
Estou planejando uma pequena reforma e surgiu uma dúvida com relação à viabilidade em se executar um revestimento de plaquetas de tijolo maciço nas paredes.
Trata-se de um apartamento em prédio antigo, com 50 anos aproximadamente, e para o qual não consegui documentação de projeto de estruturas para consulta.
A idéia seria revestir duas paredes com 3,80m de comprimento (cada) por 2,70m de altura com este material, que seria assentado diretamente na parede existente através de argamassa colante.
Uma delas certamente está apoiada nas vigas do edifício, porque está na borda. A outra está no lado oposto do apartamento, razão pela qual creio eu que também haja uma viga nesta posição.
Pelas minhas contas, a sobrecarga devido a cada uma destas paredes seria de aproximadamente 340 kg, resultando em uma força de aproximadamente 90kg por metro linear.
Fiz as contas considerando os 150kg/m² da laje, pelas áreas de influência aparentemente não teria problema...porém como a carga está concentrada nesses dois alinhamentos, estou um pouco receoso em liberar a execução deste revestimento.
Aguardo vossos comentários. Muito obrigado!