Desforma prematura da coluna e vibração do ferro de espera


Responder Mensagem

Desforma prematura da coluna e vibração do ferro de espera

Rodrigo Garcia
postou em Qui, 20 Jul 2017, 14:11
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Boa tarde a todos. Aconteceu o seguinte caso: O pedreiro estava enchendo as colunas de concreto. Depois de 4 horas que ele havia enchido, ele percebeu que havia errado a altura da coluna, cerca de alguns centímetros. Resolveu tirar o concreto e acabou por vibrar a ferragem da coluna, notei que ele balançou os ferros de espera com as mãos na ponta da coluna, aonde passara uma futura viga armada.
    Após a secagem, ficou sem aderência o concreto com a ferragem, alguns milímetros de distancia entre ferragem e concreto, mais ou menos meio centímetro.
    Será que isso pode ter afetado a coluna, visto que fazia apenas 4 horas que ela tinha sido enchida? O concreto ainda estava em tempo de pega, ou cura. Essa falta de aderência entre a ferragem e o concreto pode ter afetado a resistência da coluna? Para completar o erro, acabou por desformar a coluna no outro dia cerca de 12 horas após a concretagem. Isso também pode ter afetado a resistência da coluna? Depois da desforma a coluna não apresentou nenhum tipo de rachadura ou trinca, pelo contrário, ela está visivelmente bonita e em bom estado.

    Informações sobre a coluna:
    Dimensão: 11x30
    Altura: 2,70 M
    6 ferros 3/8
    Foram usados estribos 5.0, de 15 em 15 cm.

    Acima dessa coluna estou querendo subir um segundo pavimento, mas com esses erros fiquei em dúvida.

    Após o fato ocorrido, chamei dois engenheiros e eles deram opiniões dissonantes. O primeiro disse que não haverá problema pelo pedreiro ter balançado os ferros com as mãos depois de 4 horas e nem com a desforma prematura. Já o outro disse que poderá ocorrer um problema sim, pois a desforma foi muito prematura e os ferros não tiveram a aderência necessária com o concreto. Fiquei mais ainda em dúvida. Desde já agradeço a atenção de todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    gugaluz
    postou em Sex, 21 Jul 2017, 01:12
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

      Olá Rodrigo, não há problema em desformar após de 12 horas. É possível desformar antes disso inclusive, porém sem carregar a coluna. Quanto ao aço, a intuição me leva a crer que a aderência foi comprometida. A colocação de graute nesses vazios talvez fosse uma opção, não? De qualquer forma consulte o máximo de engenheiros possível.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural