Verificação de Tensões - Sapata Isolada - CypeCAD


Responder Mensagem

Verificação de Tensões - Sapata Isolada - CypeCAD

eltonvharo
postou em Qui, 20 Jul 2017, 17:58
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Colegas, em meu cálculo, na verificação das sapatas isoladas o programa traz na aba "Tensões sobre o terreno" o seguinte item: TENSÃO MÁXIMA AÇÕES GRAVITACIONAIS.

    Alguém pode me ajudar a compreender qual hipótese de cálculo o programa assume para chegar a tal resultado?

    Agradeço!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Verificação de Tensões - Sapata Isolada - CypeCAD

    Nereu
    postou em Sáb, 22 Jul 2017, 00:43
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 108

      eltonvharo escreveu:Colegas, em meu cálculo, na verificação das sapatas isoladas o programa traz na aba "Tensões sobre o terreno" o seguinte item: TENSÃO MÁXIMA AÇÕES GRAVITACIONAIS.

      Alguém pode me ajudar a compreender qual hipótese de cálculo o programa assume para chegar a tal resultado?

      Agradeço!


      Tensões sobre o terreno

      Supõe-se um diagrama de deformação plana para a sapata, pelo que se obterão, em função dos esforços, uns diagramas de tensões sobre o terreno de forma trapezoidal. Não se admitem trações, pelo que, quando a resultante sair do núcleo central, aparecerão zonas sem tensão.
      A resultante deve ficar dentro da sapata, pois de outra forma não haveria equilíbrio. Considera-se o peso próprio da sapata.

      Verifica-se que:
      •A tensão média não supere a do terreno.
      •A tensão máxima no bordo não supere numa % a média segundo o tipo de combinação:
      - gravitacional: 25%
      - com vento: 33%
      - com sismo: 50%


      Responder Mensagem


      Programas e apps de construção civil