longli escreveu:Olá,
Preciso de uma ajuda, por favor!.. Para um sobrado (alvenaria blocos cerâmicos, telhas de barro) os pedreiros já estão fazendo os baldrames medindo 20x20 cm (armadura 3/8", estribos 15x15 cm). É suficiente??
Sobrado de aproxim. 11x11 m, e espaçamento máximo entre vigas de aproxim. 3 m, com sapatas de 60x60 cm e pilares em todos os encontros...)
Obrigado!!
Para vigas, não é recomendado distância maior que 12 vezes a altura dela entre apoios. Nesse caso, 20cm x 12 = 240cm = 2.4m no máximo.
Como é baldrame, que está concretada diretamente sobre o solo, isso não é tão essencial, ela vai provavelmente ceder um pouquinho, gerar trincas pequenas na parede e parar, mas se foi bem compactada o problema é menor.
Em relação as sapatas, de 60x60 para um sobrado, se o terreno for bem firme, rocha, cascalho compactado ou similar, 60x60 provavelmente vai resistir sem recalque. Se não for um solo tão firme, vai ceder um pouco, novamente, trincar algumas paredes e parar, isso, claro, assumindo que os pilares sejam rígidos e não falhem.
Se você está fazendo a obra sem engenheiro, recomendo seriamente encontrar um, existem maneiras sem aumentar o custo de gerar uma obra mais barata.
Fazendo uma viga baldrame de 15x25 ao invés de 20x20 por exemplo, reduziria deformações em 32%, aumentaria resistência em uns 20-25% e gastaria menos concreto.
Outras coisas que devem ser analisadas é a altura da edificação, profundidade da fundação, disposição das paredes, espessura da alvenaria, tipo de alvenaria, etc... Sem um engenheiro/arquiteto que visite a obra fica quase impossível dar um diagnóstico bom.