Excentricidade inicial fora da seção do pilar


Responder Mensagem

Excentricidade inicial fora da seção do pilar

gabrielluan
postou em Qua, 13 Dez 2017, 20:34
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Boa noite pessoal, tudo bem?

    Estou dimensionando um pilar de canto simples de um reservatório, porém a excentricidade de primeira ordem do mesmo deu acima da metade da seção do pilar (pilar de 20x20cm e a excentricidade deu 22cm > 10cm).

    A Norma não especifica uma excentricidade inicial máxima no cálculo, mas isso teria alguma consequência para a estabilidade da estrutura?

    Obrigado!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Excentricidade inicial fora da seção do pilar

    GilbertoRocha
    postou em Qui, 14 Dez 2017, 07:30
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      gabrielluan escreveu:Boa noite pessoal, tudo bem?

      Estou dimensionando um pilar de canto simples de um reservatório, porém a excentricidade de primeira ordem do mesmo deu acima da metade da seção do pilar (pilar de 20x20cm e a excentricidade deu 22cm > 10cm).

      A Norma não especifica uma excentricidade inicial máxima no cálculo, mas isso teria alguma consequência para a estabilidade da estrutura?

      Obrigado!


      Quando a carga é muito baixa, é normal isso acontecer, o momento fletor negativo nas vigas é maior do que a carga que ela aplica no pilar.
      Não existe problema, só vai ser um pilar com uma armadura maior do que a carga diria.
      Se a armadura ficar fora do normal, existe como consertar isso, como eu falo nesse vídeo:
      https://www.youtube.com/watch?v=4f7-zknTw3s

      Lembrando que, se você pegasse uma viga, e calculasse a excentricidade, seria infinito, visto que a viga tem momento fletor mas a carga nula(x/0=infinito), e, mesmo assim, vigas ficam em pé sem patologias estruturais.

      Re: Excentricidade inicial fora da seção do pilar

      gabrielluan
      postou em Sex, 15 Dez 2017, 20:41
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        GilbertoRocha escreveu:
        gabrielluan escreveu:Boa noite pessoal, tudo bem?

        Estou dimensionando um pilar de canto simples de um reservatório, porém a excentricidade de primeira ordem do mesmo deu acima da metade da seção do pilar (pilar de 20x20cm e a excentricidade deu 22cm > 10cm).

        A Norma não especifica uma excentricidade inicial máxima no cálculo, mas isso teria alguma consequência para a estabilidade da estrutura?

        Obrigado!


        Quando a carga é muito baixa, é normal isso acontecer, o momento fletor negativo nas vigas é maior do que a carga que ela aplica no pilar.
        Não existe problema, só vai ser um pilar com uma armadura maior do que a carga diria.
        Se a armadura ficar fora do normal, existe como consertar isso, como eu falo nesse vídeo:
        https://www.youtube.com/watch?v=4f7-zknTw3s

        Lembrando que, se você pegasse uma viga, e calculasse a excentricidade, seria infinito, visto que a viga tem momento fletor mas a carga nula(x/0=infinito), e, mesmo assim, vigas ficam em pé sem patologias estruturais.


        Obrigado pelo esclarecimento, Gilberto! Foi de grande valia!

        Abraço.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural