Diogo Sancheta escreveu:meu nome e Diogo, e moramos em uma chácara. Onde estamos pensando em construir uma piscina com borda infinita.
Bem tenho algumas duvidas se alguém pudesse me esclarecer eu agradeceria.
Vamos la. . .
A piscina de borda infinita tem alguma restrição para construção ou não?
Estávamos pensando em colocar um salão embaixo da piscina e viável?
Sei que tenho que contratar um profissional da área, agora preciso contratar um engenheiro estrutural, ou um civil já da conta?
Quanto irei gastar mais ou menos com o projeto?
Bem desde já agradeço a atenção de todos.
1) Piscina de borda infinita tem as mesmas restrições que uma piscina convencional. Exceto que no dimensionamento da estrutura você deve utilizar a altura total, mas a diferença na estrutura é pequena.
2) É possível, porém, caro, fazer a piscina suspensa, com salão embaixo, visto que, uma piscina com 1.50m de altura de água já tem uma carga de 1500kgf/m². Já dimensionei piscina suspensa, fica uma estrutura mais cara, mas demonstra status. Só que, com borda infinita, vai precisar um escoamento especial.
3) Engenheiro estrutural é como advogado trabalhista ou contabilista empresarial, apenas um título que descreve no que o profissional exerce.
Eu sou formado em engenharia civil, mas me identifico como engenheiro estrutural, visto que é nisso que trabalho, um engenheiro civil que só trabalha com execução de prédios pode se identificar como engenheiro de obras por exemplo. Até o canal no youtube "Engenheiro Estrutural" é meu.
4) O projeto varia por engenheiro, e pelo tamanho da piscina. Eu cobraria, em uma piscina, R$1500 com Anotação de Responsabilidade Técnica, claro, não uma piscina olímpica, mas uma piscina residencial ficaria nessa faixa, talvez você encontre na sua região engenheiros que façam o projeto por um salário mínimo, e peçam que você pague a ART, mas você teria a vantagem de poder cobrar a visita deles.