Olá pessoal,
Tenho uma dúvida bem específica e que talvez os profissionais de engenharia civil, especificamente os calculistas estruturais, saibam me responder. Tenho visto algumas propostas arquitetônicas de adaptação de edifícios onde a solução adotada é de ampliar verticalmente o edifício construindo novas estruturas por cima das antigas. Isso me dá um incômodo por imaginar que a estrutura inicial foi dimensionada para suportar uma quantidade específica e limitada de carga, de modo que qualquer coisa de grande porte que se apoie sobre ela poderia comprometer a estrutura e até colapsá-la. No entanto, vejo essa solução ser adotada, como no exemplo abaixo, onde se construíram mais pavimentos utilizando estrutura metálica (mais leve) apoiada em cima da estrutura inicial de concreto armado. Enfim, em um caso como esse como os calculistas procedem? O que eles avaliam para poder ter a certeza de que a estrutura antiga suportaria uma nova por cima? Devem ser feitas estruturas auxiliares para ajudar a suportar a nova carga?