Construção de Estruturas Novas sobre Estruturas Antigas


Responder Mensagem

Construção de Estruturas Novas sobre Estruturas Antigas

Magic Music Box
postou em Qui, 08 Fev 2018, 17:32
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Olá pessoal,

    Tenho uma dúvida bem específica e que talvez os profissionais de engenharia civil, especificamente os calculistas estruturais, saibam me responder. Tenho visto algumas propostas arquitetônicas de adaptação de edifícios onde a solução adotada é de ampliar verticalmente o edifício construindo novas estruturas por cima das antigas. Isso me dá um incômodo por imaginar que a estrutura inicial foi dimensionada para suportar uma quantidade específica e limitada de carga, de modo que qualquer coisa de grande porte que se apoie sobre ela poderia comprometer a estrutura e até colapsá-la. No entanto, vejo essa solução ser adotada, como no exemplo abaixo, onde se construíram mais pavimentos utilizando estrutura metálica (mais leve) apoiada em cima da estrutura inicial de concreto armado. Enfim, em um caso como esse como os calculistas procedem? O que eles avaliam para poder ter a certeza de que a estrutura antiga suportaria uma nova por cima? Devem ser feitas estruturas auxiliares para ajudar a suportar a nova carga?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Magic Music Box
    postou em Qui, 08 Fev 2018, 17:34
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

      Exemplos:

      http://www.mmbb.com.br/projects/view/89

      http://www.mmbb.com.br/projects/fullscreen/89/28/2378

      GilbertoRocha
      postou em Qui, 08 Fev 2018, 18:35
      Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

        Mesmo no caso de estrutura metálica, as cargas ainda são bem altas.
        Um andar com paredes de alvenaria, cerâmica, laje maciça, e sobrecarga de utilização, chega facilmente a 700kgf/m².
        Utilizar parede de gesso, laje treliçada, estrutura metálica sem cerâmica reduz bastante, mas ainda estamos falando de 350kgf/m².

        Imaginando pilares cada 3-4m, são de 3 a 11tf em cada pilar, isso sem contar cargas de vento que aumentam significativamente.

        Obviamente, subir sem análise estrutural é proibido e extremamente arriscado.

        Soluções são várias, a mais fácil é encamisamento dos pilares e fundação, mas fazer uma nova estrutura externa ou interna também é uma possibilidade.

        A que já fiz, foram colocados novos pilares metálicos I dentro de uma estrutura existente, e a nova laje toda apoiada sobre eles.

        Magic Music Box
        postou em Qui, 08 Fev 2018, 21:05
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          Opa obrigado pela resposta Gilberto!

          Você deu uma olhada no exemplo que eu mandei? Acho que a solução que eles adotaram foi a seguinte: remover a cobertura (laje de concreto) do edifício existente, assim liberando toda a carga que ela estava aplicando à estrutura inicial. Então dimensionaram os pavimentos a serem acrescentados, com estrutura metálica e alguns pilares de reforço no centro (vermelhos) para que tivessem carga equivalente ou bem próxima ao do peso removido. Acha que o raciocínio está correto? Pode funcionar?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais