Duvida simples sobre concreto Graduação


Responder Mensagem

Duvida simples sobre concreto Graduação

battousaigemeos
postou em Sáb, 03 Mar 2018, 11:57
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Olá pessoal, sou novo no fórum, como também na graduação do curso de engenharia Civil.

    Não sei se o fórum também tem como finalidade responder meus tipos de dúvida, se não, me perdoem.

    Bem, eu estava pensando sobre o concreto e seus agregados. Vi que o que permeia a resistência de um concreto basicamente é a relação água cimento. E que os agregados basicamente servem para dar volume e diminuir os custos, visto que o cimento é relativamente caro.

    Mas vi que o concreto sempre tem como agregados basicamente areia e brita. Por que eles são utilizados, especificamente a areia e a brita? Por que não outro qualquer agregado? Essa areia e brita tem alguma função no concreto além de dar corpo e diminuir custos?

    Outra pergunta, Se faço uma viga baldrame, um pilar, qualquer coisa que se faz de concreto, só de cimento e água apenas, ela estaria cumprindo sua função?

    Espero que tenham entendido minha duvida de iniciante...
    Obrigado! Very Happy


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Duvida simples sobre concreto Graduação

    GilbertoRocha
    postou em Sáb, 03 Mar 2018, 13:45
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      Sim, um dos principais fatores na resistência do concreto é agua/cimento.
      Utiliza-se principalmente areia e brita porque absorvem pouca água, tem resistência considerável e baixo custo, mas isso não significa que não se pode utilizar outros materiais. Existem casos onde pode-se utilizar:
      Argila/Silte("terra") - chamamos de solo-cimento, a resistência é bem menor, mas é um material econômico, o professor Berberian fez milhares de casas suportadas em estacas de solo-cimento.

      Argila expandida(aquecida em forno especial), substitui agregado graúdo - Utilizada em concreto de baixo peso, permitindo estruturas de concreto mais leve.

      Borracha(geralmente resíduo de borracha que ia ser jogado fora), substitui parte do agregado graúdo - Versão econômica e de baixa resistência da argila expandida, ainda tem a vantagem de dar um destino ao resíduo de borracha.

      Tecnicamente, você poderia fazer uma mistura de apenas água e cimento, não seria concreto, e sim pasta, as vezes é utilizado essa mistura para fechar trincas ou em contenções por coesão, PORÉM, quanto mais cimento, mais água, e consequentemente, o processo de cura deve ser cuidado, visto que, caso contrário, essa pasta irá trincar durante a cura, em geral, é recomendado que concreto tenha entre 300 e 500kg de cimento por m3.


      www.youtube.com/watch?v=VQ1nU74DqNk


      Editado pela última vez por GilbertoRocha em Sáb, 03 Mar 2018, 19:16, num total de 2 vezes

      Visitante
      postou em Sáb, 03 Mar 2018, 17:07

        Obrigado amigo!
        Legal Legal Very Happy


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais