Amigos, olá!
É uma grande alegria passar a fazer parte desse grupo de ideias do qual sou leitor a alguns anos.
Meu SOS é o seguinte. Adquiri um sitiozinho ligado à estrada principal por uma estradianha de terra de 300 metros de subida. Essa estradinha já é bem antiga portanto bastante solada, apesar de ficar sob árvores, com muita sombra e algumas poucas folhas. Deve ter de largura uns quatro a cinco metros. O problema é que, como é subida, quando chove, "só Deus pra subir".
O problema maior é que já fiz orçamentos com paralelepipedo, bloquete e placas de granito (cascas retiradas dos blocos nas serrarias), mas todas as três ficariam muito caras.
A melhor relação custo benefício calculado seria o concreto. Minha ideia é fazer cortes no chão de 1,00m x 1,00m x 0,06cm e encher com concreto, utilizando na base britas maiores para travar e não haver a necessidade de colocar esteiras de ferro.
As dúvidas são:
a) Essa ideia de bater direto no chão é interessante?
b) Utilizar a brita maior no fundo para travar vai ter o efeito que imagino?
c) Qual Fck devo utilizar? (a ideia é que possa entrar veículos até uma MB608, pois pode ser que precisarei levar lá pra cima um poste de madeira, material de construção, mas claro esporadicamente.)
Ah, sim. Vocês devem estar se perguntando: porque cortar a forma no chão? Para que o concreto fique no nível da estrada e a água de chuva possa manter o comportamento que sempre teve naquele espaço. Minha preocupação em fazer o concreto acima do nível da estrada é ele procurar outros espaços alternativos de infiltração e modificar o equilíbrio ali.
Bem, é isso! Peço desculpas pela extensão da mensagem. Tentei ser bem didático.
Abraço a todos!