laje trincada


Responder Mensagem

laje trincada

Ricardo5555
postou em Sex, 29 Jun 2018, 11:40
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Peço auxílio para a situação abaixo.
    Tenho uma laje-marquise que está cedendo (medidas aproximadas: 8m X 1m), sem viga para sustentá-la. Um serralheiro experiente recomendou instalar 4 peças de ferro I, em forma de mão francesa (funcionaria como coluna e viga ao mesmo tempo), porém achei o orçamento caro (R$9.500, disse que vai precisar comprar 6 ferro I (6m x 15 cm cada barra). Mais um detalhe: pretende instalar uma peça em cada ponta e mais 2 no meio, totalizando as 4 peças
    Minha dúvida é: esse orçamento está dentro ou fora ? Há alguma solução melhor ?
    Ricardo


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Visitante
    postou em Sex, 29 Jun 2018, 13:39

      Primeira coisa, se você criar um apoio na ponta da laje haverá uma inversão de esforços na armadura dela... ou seja deve verificar se essa laje está bem armada por baixo (positivamente), pois por estar em balanço provavelmente a ferragem de cima (negativa) é a que está trabalhando a tração hoje...

      a solução dele teoricamente resolveria mas é necessário verificar essa questão da armadura da laje caso contrário você deve reforçar essa armadura... ou colocar uma chapa chumbada na parte de baixo da laje como reforço para ajudar na armadura existente.. isso..

      Obrigadu.
      Clovis - pedreiro - carpinteiro e motorista, mestre de obras, serralheiro e cozinhiero

      Re: laje trincada

      Visitante
      postou em Sex, 29 Jun 2018, 21:19

        Ricardo5555 escreveu:Peço auxílio para a situação abaixo.
        Tenho uma laje-marquise que está cedendo (medidas aproximadas: 8m X 1m), sem viga para sustentá-la. Um serralheiro experiente recomendou instalar 4 peças de ferro I, em forma de mão francesa (funcionaria como coluna e viga ao mesmo tempo), porém achei o orçamento caro (R$9.500, disse que vai precisar comprar 6 ferro I (6m x 15 cm cada barra). Mais um detalhe: pretende instalar uma peça em cada ponta e mais 2 no meio, totalizando as 4 peças
        Minha dúvida é: esse orçamento está dentro ou fora ? Há alguma solução melhor ?
        Ricardo


        6 barras de viga I 150x13 - 6m custam menos de R$3000, o serralheiro está ganhando bem em cima.

        Tem como fazer mais barato que isso, e sem o problema de gerar tração na base, o que poderia piorar mais ainda a situação, e, se der errado, azar o seu visto que o serralheiro não tem nenhuma responabilidade por não ser engenheiro.

        Se você contratar um engenheiro, por meio salário ele consegue lhe passar um projeto que por menos de R$2000, consegue comprar todo o material, e por menos de R$2000 contrata um serralheiro para fazer o serviço(vai gastar, exagerando, 3 dias)

        Obrigado !

        Visitante
        postou em Sex, 29 Jun 2018, 22:36

          Agradeço ambas as respostas:

          Clóvis: não tinha pensado que a parte de baixo tem que ser reforçada. Obrigado !
          Forista que respondeu após o Clóvis: sua observação foi valiosa. Pelo que entendi, eu gastaria +-R$4500 pra fazer o serviço. E os valores da barra I são exatamente o que você mencionou (R$ 3000). Alguém poderia me indicar um profissional competente para fazer o projeto e o serviço de serralheria (pois certamente o meu serralheiro não vai engolir essa mudança de projeto). Estou em São Bernardo do Campo/SP (as indicações podem ser da cidade de São Paulo e região). Minha experiência com profissionais da construção não é boa: por exemplo, já contratei 4 serralheiros: 3 ruins e 1 bom, e não gostaria de quebrar a cara de novo.
          Obrigado !

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          profissionais

          Visitante
          postou em Sex, 29 Jun 2018, 22:39

            Não sei se ficou claro, preciso de 1 engenheiro pra fazer o projeto e 1 serralheiro para executar.
            Obrigado


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Instalações Prediais