- Visitante
- postou em Qui, 04 Out 2018, 17:12
-
Para achar o esforço de tração no cabo de maneira "simplificada" , você pode simular no Ftool, considerando por exemplo um cabo tracionado. Porém é necessário cuidado, ja que:
Esta análise com cabos de aço, trata-se de uma análise não linear geométrica, desta forma você não conseguirá usando o Ftool pois ele não faz este tipo de análise, e sim somente softwares mais avançados como Sap2000 por exemplo onde você entra com valores de pré-tensão do cabo, ajustes na catenaria, dessa forma seu resultado é mais próximo da realidade.
Outro detalhe importante é que cabos de aço possuem comportamento diferente de barras redondas, pois os mesmos possuem alongamento quando submetidos a certos carregamentos. Este alongamento é na ordem de 0,50% a 0,75% do comprimento do cabo, este alongamento se dá devido ao acomodamento dos arames em relação a alma. Desta forma a análise desse tipo de estrutura deve ser feita por convergência de sistemas, considerando a deformação do cabo (alongamento) em relação a força aplicada até que fique estável, ou seja o princípio da análise não linear onde a estrutura é analisada com sua geometria deformada.
Cualquer duvida estou a disposição, não sou engenheiro, sou Clóvis, pedreiro, mecanico e pintor autodidata. Abraço!