Ftool dúvida - cabo de aço


Responder Mensagem

Ftool dúvida - cabo de aço

trigo@gmail.com
postou em Seg, 01 Out 2018, 15:49
Visitante

    Estou começando a usar mais o Ftool em pórticos de aço, e estou gostando, mas em algumas estruturas que uso, algumas partes são suportaddas por Cabos de Aço, não consegui até agora saber como selecionar o "perfil" para simular o respectivo Cabo de Aço. Usei um "tirante fino" ou seja, barra de aço circular de diâmetro equivalente ao cabo que uso 1/4" mas si que não é a mesma coisa. Podem me orientar? Obrigado, Joel Trigo


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Visitante
    postou em Qui, 04 Out 2018, 17:12

      Para achar o esforço de tração no cabo de maneira "simplificada" , você pode simular no Ftool, considerando por exemplo um cabo tracionado. Porém é necessário cuidado, ja que:

      Esta análise com cabos de aço, trata-se de uma análise não linear geométrica, desta forma você não conseguirá usando o Ftool pois ele não faz este tipo de análise, e sim somente softwares mais avançados como Sap2000 por exemplo onde você entra com valores de pré-tensão do cabo, ajustes na catenaria, dessa forma seu resultado é mais próximo da realidade.

      Outro detalhe importante é que cabos de aço possuem comportamento diferente de barras redondas, pois os mesmos possuem alongamento quando submetidos a certos carregamentos. Este alongamento é na ordem de 0,50% a 0,75% do comprimento do cabo, este alongamento se dá devido ao acomodamento dos arames em relação a alma. Desta forma a análise desse tipo de estrutura deve ser feita por convergência de sistemas, considerando a deformação do cabo (alongamento) em relação a força aplicada até que fique estável, ou seja o princípio da análise não linear onde a estrutura é analisada com sua geometria deformada.

      Cualquer duvida estou a disposição, não sou engenheiro, sou Clóvis, pedreiro, mecanico e pintor autodidata. Abraço!

      Visitante
      postou em Qui, 04 Out 2018, 17:14

        Outro detalhe, independentemente do software que escolha para analisar, é necessário entrar com o valor correto do módulo de elasticidade do cabo de aço, e este valor é diferente do módulo de elasticidade do aço (200 GPa).

        Obrigado.

        Att - Clovis Pedreiro.

        Ftool dúvida - cabo de aço

        trigo.joel@gmail.com
        postou em Ter, 16 Out 2018, 20:42
        Visitante

          Clóvis, desculpe a demora para retornar, mas agradeço muito as dicas dadas, abraços e parabéns pela boa vontade em ajudar. Joel Trigo

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Programas e apps de construção civil