Montando um cabo de conexão para HP-PC


Responder Mensagem

Montando um cabo de conexão para HP-PC

Lucas
postou em Ter, 15 Abr 2008, 21:57
Administrador | Mensagens: 160

    Como montar um cabo de conexão para HP-PC

    Atenção este procedimento deve ser feito por pessoa experiente!

    Agora que você tem sua HP, você quer conferir provavelmente o tremendo potencial de programas disponíveis. Mas como fazer isto?
    Você precisa de um cabo de conexão da HP para o PC. Você pode compra-lo, mas eles tendem a ser bastante caros. Ou você pode construir seu próprio cabo.

    Os materiais necessários são:

    o Ferro de soldar e pasta para soldar
    o conector RS232-9 ou RS232-25
    o conector femea tipo RS232-9 ou RS232-25 (conector de porta serial)
    o Conector HP de 4 pinos, com soquetes espaçados em 2 mm
    o fio de cobre

    O conector para o PC é o RS232-9 (DB-9) ou RS232-25 (DB-25), facilmente encontrado em lojas de eletrônica. Ou se você tiver um mouse velho, que não usa mais, ótimo, já teremos em mãos o conector DB-9 e o cabo. Já o conector para a HP não é comercial.

    E agora ?? Bem, você tem algumas opções para substituir o conector da HP, você pode utilizar um soquete para circuito integrado de 8 pinos dividido na metade de forma que fiquem apenas quatro pinos. Outra solução é usar um conector de um drive de disquete ou cd-rom. Se por acaso você tem um drive de disquete estragado ou um drive de disco rígido ou um cabo de CD-ROM sobrando veja se você consegue um conector que sirva na HP48. Não use conectores de 0,1 polegada. Eles podem danificar sua calculadora.

    Abaixo está o esquema do conector da HP48 e do conector do PC



    Supondo que você esteja utilizando um cabo de um mouse, não será necessário fazer a ligação dos fios com o conector do PC pois estes já estão ligados.



    Usando conector de 9 Pinos (serial)

    No pino 1 do conector para a HP não é necessário soldar nenhum fio, no pino 2 do conector para a HP solde o fio referente ao pino 2 do cenector do mouse, no pino 3 do conector da HP solde o fio do pino 3 do conector do mouse, no pino 4 do conector da HP solde o fio do pino 5 do mouse.

    Usando conector de 25 Pinos (paralelo)

    No pino 1 do conector para a HP não é necessário soldar nenhum fio, no pino 2 do conector para a HP solde o fio referente ao pino 3 do cenector paralelo, no pino 3 do conector da HP solde o fio do pino 2 do conector paralelo, no pino 4 do conector da HP solde o fio do pino 7 do conector paralelo.

    Para entender melhor você pode seguir a tabela abaixo;





      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Estou tentando montar este cabo

    Guilhermears
    postou em Qua, 07 Out 2015, 18:26
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Olá Lucas, tudo bom?
      Bom, sou da velha guarda e não adquiri uma HP mais nova, e estou precisando fabricar um cabo deste para ligar a velha 48G no notebook.
      Tirei o cabo do drive de um disquete para fazer o conector da calculadora. Meu problema é o conector para o note, que tenho apenas 2 opções, a VGA (que é um db15) ou USB.
      Saberia me dizer se consigo montar um cabo para uma destas entradas?
      Bom, agradeço atenção.

      Atenciosamente,
      Guilherme Antônio

      marcelo fiorin
      postou em Sex, 09 Out 2015, 01:04
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

        Eu montei um na época da faculdade com um mouse genius, tu usa o cabo e dentro do mouse tem um conector q encaixa direitinho nos pinos da calculadora!!
        Funcionava perfeitinho!!! Smile

        _________________
        Engº Marcelo


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais