Cinta de tijolo 8 furos para laje


Responder Mensagem

Cinta de tijolo 8 furos para laje

andreaderson
postou em Qua, 24 Out 2018, 23:59
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Gostaria de tirar uma duvida que tenho há algum tempo: Adquiri minha casa ainda em processo de construção, e não pude acompanhar como deveria a execução da mesma. Sei que foi executada uma laje maciça, com aproximadamente 6 cm de espessura, mas o que me intrigou foi reparar (somente depois de pronta, vendos algumas fotos que tirei na ocasião) que no perímetro da casa foi feita uma CINTA DE TIJOLOS, do tipo 8 furos, apenas com os furos voltados para cima e concretada, servindo de "apoio" para a laje, sendo que no interior da edificação, em determinados vãos foram realizadas vigas (algumas invertidas inclusive). Os pilares foram dispostos normalmente, a meu ver, e tanto a CINTA DE TIJOLOS, quantos as vigas, estavam apoiadas sobre estes pilares... Sem entrar no mérito da fundação, perguntei ao mestre de obras (construtor e também vendedor) o porquê de não haver vigas no perímetro da residencia, haja vista que também foi realizado a platibanda sobre a mesma... O mestre disse que não havia necessidade das vigas, pois se tratava de uma "laje forro", que não receberia carga, e só colocaria viga se no projeto estivesse previsto futuramente construir em cima, ou se tratasse de uma laje para sobrado.
    A construção tem quase 3 anos e até o momento sem nenhum problema na laje (trincas ou algo do tipo), mas ainda hoje tenho essa "pulga atrás da orelha" sobre essa cinta...
    O que vocês acham? É normal esse tipo de cinta ao invés de vigas?
    Obs: a casa tem aproximadamente 80 m² de área construída, com telhas cerâmicas na parte da sala e varanda e telhado embutido no restante, em um terreno de 6x30 m.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem

    • Tópicos relacionados

    Cálculo Estrutural