Cinta de amarração para apoiar a laje


Responder Mensagem

Cinta de amarração para apoiar a laje

Gustavo Martins
postou em Sex, 21 Dez 2018, 08:32
Visitante

    Bom dia pessoal,

    Sei que é possível apoiar uma laje treliçada diretamente em cima da parede executando uma cinta de amarração em cima da mesma, porém surgiu uma situação onde vou precisar apoiar a laje em uma parede com um vão de janela grande em baixo, então queria saber se algum de vocês já fez esse tipo de apoio, se eu fizer a verga e a contra verga certinho nessa janela, é possível apoiar a laje em cima dessa parede?

    Agradeço pela atenção.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Cinta de amarração para apoiar a laje

    Visitante
    postou em Sáb, 22 Dez 2018, 00:00

      Gustavo Martins escreveu:Bom dia pessoal,

      Sei que é possível apoiar uma laje treliçada diretamente em cima da parede executando uma cinta de amarração em cima da mesma, porém surgiu uma situação onde vou precisar apoiar a laje em uma parede com um vão de janela grande em baixo, então queria saber se algum de vocês já fez esse tipo de apoio, se eu fizer a verga e a contra verga certinho nessa janela, é possível apoiar a laje em cima dessa parede?

      Agradeço pela atenção.


      É possível apoiar lajes sobre alvenaria estrutural. Agora, não é só assentar tijolos em pé e apoiar em cima, isso a longo prazo causa patologias e pode gerar o desabamento da obra dependendo do nível do problema(Ex: fundação que recalca e gera concentração de cargas, ou panos incapazes de transmitir esforços).

      Se for alvenaria estrutural, e as vergas e contravergas forem dimensionadas para transmitir essa carga, sem problema.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais