Ferragem


Responder Mensagem

Ferragem

ALMPASTRO
postou em Sex, 07 Ago 2009, 11:20
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Bom Dia a todos, sou novo no forum me chamo Alexandre e trabalho como desenhista cadista, tenho tecnico em construção civil, o ramo de atuação da empresa em que trabalho são Subestações eletricas, meu trabalho envolve tanto desenho civil, como arranjos fisicos dos equipamentos no terreno.
    Dentre os desenhos civis, estão os de bases, fundações, casa de comando e fundações de portões envolvendo a laje de entrada.

    Se alguem puder me ajudar, tenho dificuldade em executar o desenho dessas lajes e bases, em relação à ferragem, sobre normas, comprimento total, etc.

    Alguem poderia me indicar algum livro, apostila ou site, para que eu consiga efetuar esses desenhos.

    Desde ja agradeço e parabenizo o site pelo otimo material disponivel.

    Grato!!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eugênio Vicente Ferreira
    postou em Sex, 07 Ago 2009, 23:34
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Prezado Alexandre,

      As estruturas de concreto devem ser dimensionadas em conformidade com a NBR6118. Numa estrutura de concreto armado o concreto trabalha a parte comprimida e aço a parte tracionada, sendo o dimensionamento em função das cargas, vínculos, custos ou a imposição de estruturas limitadas em altura e/ou largura máximo de projeto.
      No meu conceito, o projeto tem que chegar à mão do construtor de modo que não haja dúvidas quanto a sua execução. Assim sendo, concordo que os desenhos devem ser bem elaborados e em atenção a sua solicitação descrevo abaixo a indicação de alguns livros que poderão ajudá-lo a entender um pouco mais sobre os desenhos estruturais.

      Técnica de Armar as Estruturas de concreto – Editora PINI – Eng. Péricles Brasiliense Fusco
      * livro em nível de graduação que para o seu entendimento requer conhecimento sobre cálculo diferencial e integral.