A inalação de monóxido de carbono, que teria vitimado seis brasileiros que estavam de férias em Santiago, no Chile, está entre as principais causas de mortes por envenenamento no mundo.
O grupo, quatro adultos e dois adolescentes, estava no país havia uma semana. Eles tinham alugado um apartamento no centro da cidade por meio do serviço Airbnb.
"Constatamos que havia seis pessoas mortas, quatro adultos e dois menores de idade, e que provavelmente suas mortes foram causadas por um vazamento de gás (https://administradornet.com.br/o-que-fazer-quando-meu-gas-esta-vazando)", informou o comandante da polícia chilena, Rodrigo Soto, à imprensa local.
Os bombeiros esvaziaram o prédio, assim como imóveis na vizinhança. Eles testaram o ar dentro do apartamento e dizem ter descoberto altas concentrações de monóxido de carbono. Uma investigação foi aberta sobre o incidente.
Autoridades chilenas ainda não identificaram a causa do vazamento nem seu local exato. Também não sabem por quanto tempo os brasileiros foram expostos ao gás.
Segundo o Itamaraty, serão realizados exames para determinação das causas das mortes.
A família lançou uma campanha de arrecadação para trazer os corpos de volta ao Brasil. No início da tarde desta quinta-feira, o Airbnb informou que vai custear o translado.
O monóxido de carbono é liberado pela queima incompleta de combustíveis fósseis e se inalado por longos períodos pode levar à morte.
Altamente tóxico, esse gás é incolor (sem cor) e inodoro (não tem cheiro) e por esse motivo fica difícil detectar sua presença no meio ambiente.
"Ele se liga à hemoglobina (substância que dá a cor vermelha ao sangue e é responsável pelo transporte de oxigênio) de forma bastante ávida e estável (muito mais que a ligação entre a hemoglobina e o oxigênio), reduzindo drasticamente a capacidade de transporte de oxigênio no sangue", explica à BBC News Brasil Gustavo Faibischew Prado, pneumologista da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
"A baixa oxigenação do sangue pode gerar desde dores de cabeça e turvação visual, até desorientação, sonolência, perda de consciência, arritmias e depressão cardiovascular, podendo culminar no óbito", acrescenta Prado.
Essa talvez seja a explicação mais provável sobre por que a família dos turistas brasileiros diz ter recebido telefonemas em que seus parentes falavam coisas desconexas e sem sentido.
Preocupados, os familiares entraram em contato com a polícia brasileira. Um delegado de Florianópolis, por sua vez, acionou o consulado brasileiro em Santiago, que enviou um representante ao apartamento. O diplomata chegou ao local acompanhado de agentes da polícia, que tiveram que entrar à força no imóvel depois que ninguém respondeu à campainha.
Quando abriram a porta, os seis corpos foram encontrados. As janelas do apartamento estavam fechadas.
"Ambientes de instalação devem ser adequadamente ventilados para que haja troca de ar com o ambiente externo e, em particular, os aquecedores de água a gás devem ser instalados em áreas externas ou de serviço e sua chaminé deve ser dimensionada e mantida para que haja exaustão correta dos fumos", diz Edson Moro, gerente Executivo de Operações da Comgás, em nota enviada à BBC News Brasil.