Dúvida sobre fundação residencial


Responder Mensagem

Dúvida sobre fundação residencial

leonardomrc
postou em Qui, 25 Fev 2021, 13:14
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Pessoal,

    Boa tarde. Estava passando por uma obra aqui em minha residência e embutimos um tubo em uma parte do contrapiso da parte externa.

    Ao quebrar o contrapiso de concreto dessa área externa, notamos que havia um "buraco vazio" bastante grande logo abaixo, que corre para vários lados, incluindo por baixo do contrapiso do imóvel.

    Minha residência é localizada em terreno rochoso em declive. Muita agua passa por baixo do terreno e a casa foi construída com preparação para isso. Não há danos ou indícios de comprometimento estrutural (sou engenheiro). Um dos pilares pode ser observado intacto pelo "buraco".

    Estou entendendo que esse buraco se formou pois houve escoamento de água por baixo da residência em algum momento. Essa água provavelmente levou parte do material (terra ou similar) que foi inserido durante a construção. Formou-se assim tal "buraco".

    Minha pergunta é. Devo completar esse buraco com algum tipo de material permeável antes de fechá-lo (Exemplo: terra, areia, brita etc.)?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Jonas de Jesus
    postou em Sex, 18 Jun 2021, 17:28
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 46

      Boa tarde Leonardo!

      Você não só deve completar o "buraco" com um novo material, como deve também evitar que este não seja carreado pelo escoamento.

      Se a Fundação da sua casa for "descalçada" você pode ter problemas sérios.

      Seria interessante se você pudesse enviar fotos.

      Atenciosamente,

      Jonas de Jesus
      Engenheiro Civil - CREA PE 044299
      https://www.linkedin.com/in/jonascbj/
      jjcbj1986@gmail.com
      jonas_jose_@hotmail.com


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais