Olá.
Me pediram pra fazer um projeto elétrico, mas estou em dúvida quanto ao trecho que vai do padrão ao quadros de distribuição de cargas.
O prédio tem só três andares. Cada andar tem uma residência (com parade sobre parede). O responsável pelo projeto arquitetônico sujeriu que eu passasse os eletrodutos dentro dos apartamentos em um único alinhamento vertical.
Problema 1: Imagino que possa dar problemas no futuro é que se alguem fizer uma reforma e “descobrir” a tubulação, poderá fazer um “gato” na rede do outro.
Problema 2: A tubulação para chegar ao 2º e 3º apartamento ficará muito extensa (tem o limite lá da NBR 5410) e em hipótese alguma posso colocar caixas de passagem dentro dos apartamentos de outros moradores (assim eu facilitaria ainda mais a ligação na rede do outro).
Gostaria de saber como é feito nestes casos. Imagino que a rede passa por caixas de escadas, e corredores de comuns a todos. Quando é um prédio de vinte andares com vários apartamentos em cada é colocado algum tipo de caixa de derivação nos corredores do condomínio e de lá é feita a distribuição para os quadros de distribuição de cargas?
Alguém tem um exemplo?
Obrigado