[Mito ou Verdade] Proj. estrutural usa margem de seg. 2,5x?


Responder Mensagem

[Mito ou Verdade] Proj. estrutural usa margem de seg. 2,5x?

zezaoaraujo
postou em Ter, 07 Abr 2015, 12:02
Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

    Olá senhores!

    Iniciei junto ao meu arquiteto um projeto de 5 sobrados (em regime de condomínio), com área construída de 346m2. A finalidade é a comercialização delas.

    Não tenho previsão (e nem caixa) para começar essa obra, pois este ano começo 2 casas para venda e com a venda dessas duas casas vou começar esse projeto maior (que pode levar 1 ou até 2 anos).

    Conversei com o arquiteto sobre a possibilidade de contratar um engenheiro para fazer a planta estrutural, dizer qual a ferragem, colunas e etc, com a finalidade de fazer algo seguro e economizar com coisas desnecessárias (uma coluna ou viga a sem utilidade).

    Porém ele me disse que no cálculo estrutural o engenheiro que ele indica, trabalha com uma margem de segurança de até 2,5 vezes o ideal.

    Até me disse que se fizer um projeto estrutural uma simples coluna de 4 ferros 10mm poderá virar uma coluna com 6 ou 8 ferros!

    A minha dúvida é a seguinte, isso é verdade mesmo? Tem que haver uma margem de segurança tão grande assim? Ou é aquele profissional específico que usa isso...

    Agradeço as respostas.

    Obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Proj. estrutural usa margem de seg. 2,5x?

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 08 Abr 2015, 15:43
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Zezão,

      Cada profissional tem liberdade pra usar a margem que achar conveniente, até porque é ele quem vai assinar a ART - Anotação de Responsabilidade Técnica. Mas tem um porém: trabalhar com margens exorbitantes foge ao objetivo do estudo lógico que a Engenharia requer.

      Também trabalhar com margem tão exorbitante é o que fazem as pessoas que não entendem de cálculo, mas se tratando de um engenheiro, creio que este deve ter habilidade para calcular as estruturas adotando margem de segurança mais usualmente utilizadas(cerca de 40% a mais ou coeficiente 1,4 para o concreto) ou recomendada pela Norma.

      Boa sorte.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Alex Barreto Cypriano
      postou em Ter, 19 Mai 2015, 17:07
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

        Zezão: o quê você quer dizer com "até duas vezes o ideal"? Margem de segurança (na verdade, coeficientes majorantes de cargas e minorantes de resistências que globalmente definem o afastamento em relação â iminência de ruína, p. ex.) é fixada em norma. E, sim, 2,5 (ou até mais) é o coeficiente global em concreto armado. Para construções de planta repetitiva de tamanho moderado a melhor estratégia para economizar é um bom projeto de arquitetura.


        Responder Mensagem


        Cálculo Estrutural