Olá senhores!
Iniciei junto ao meu arquiteto um projeto de 5 sobrados (em regime de condomínio), com área construída de 346m2. A finalidade é a comercialização delas.
Não tenho previsão (e nem caixa) para começar essa obra, pois este ano começo 2 casas para venda e com a venda dessas duas casas vou começar esse projeto maior (que pode levar 1 ou até 2 anos).
Conversei com o arquiteto sobre a possibilidade de contratar um engenheiro para fazer a planta estrutural, dizer qual a ferragem, colunas e etc, com a finalidade de fazer algo seguro e economizar com coisas desnecessárias (uma coluna ou viga a sem utilidade).
Porém ele me disse que no cálculo estrutural o engenheiro que ele indica, trabalha com uma margem de segurança de até 2,5 vezes o ideal.
Até me disse que se fizer um projeto estrutural uma simples coluna de 4 ferros 10mm poderá virar uma coluna com 6 ou 8 ferros!
A minha dúvida é a seguinte, isso é verdade mesmo? Tem que haver uma margem de segurança tão grande assim? Ou é aquele profissional específico que usa isso...
Agradeço as respostas.
Obrigado