Vão de laje - custo


Responder Mensagem

Vão de laje - custo

Jair
postou em Seg, 19 Out 2009, 23:00
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Estou começando a planejar a construção de uma casa e estou tentanto estimar quanto vou gastar.
    Certamente terei essas duvidas sanadas mais a frente, quand eu de fato começar a empreitada, contratando um arquiteto e depois um engenheiro calculista, mas meu objetiv agora é realmente saber se tenho cndiçoes financeiras de tcar a obra, pois não quero ter que parar no meio.

    No meu rascunho inicial (ainda não contratei um arquiteto) a sala terá um vão livre de 5 m e 6 m (formato irregular, com cerca de 10 metros de comprimeto, 6 metros na parte mais larga e 5 metros na parte mais estreita) e é ai que nasce um dos problemas.
    Conversando com vendedores de lajes, recebi as seguintes sugestões :

    - Fazer um viga para reduzir o vão ( não quero isso para nao precisar de forro sob a laje)

    - Usar laje H12

    - Fazer um viga invertida para impedir a laje de selar.

    Em principio a viga invertida me parece ser mais economica, mas não estou certo de que seja a solução mais adequada.
    Sabem me infomar se é possivel vencer vã de 6 metros usand EPS e vigotas H12?

    Obrigado!
    Ps. Peço desculpas pela pergunta leiga, mas nã achei outro ponto do forum para postar a pergunta.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Vão de laje - custo

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 20 Out 2009, 08:55
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro jair,

      Quanto ao custo, já que o projeto ainda não está pronto, você poderá saber o preço do metro quadrado na Tabela Sinapi (No Fórum Conhecendo Obras (http://www.conhecendoobras.com.br) você poderá fazer o download).

      Quanto à laje, há várias soluções, mas é necessário conhecer o projeto para saber qual a melhor solução a ser aplicada: Por exemplo, embora o vão de 6,00m seja quase o limite para a laje premoldada H12, isso leva a uma dependência ainda maior de se conhecer o projeto para se adotar tal vão livre, sem falar do controle da qualidade de execução da laje desde a fabricação das longarinas(treliças); Se adotar uma viga invertida, pode ser que solucione um problema no pavimento térreo e se crie outro no pavimento superior, pois a viga invertida é uma boa solução quando sobre ela corre no pavimento superior, uma parede sem portas, caso contrário não é a solução ideal.

      Pense também que a partir do projeto de arquitetura e da decoração uma viga pode ser um "café pequeno" para um bom projeto onde estruturas e instalações se escondem em sancas e detalhes que só embelezarão o seu ambiente.

      Se desejar continuar esta discussão, poste no Fórum Conhecendo Obras (http://www.conhecendoobras.com.br)

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais