Olá, sou um visitante pois não sou engenheiro...
sou morador de um condomínio onde o prédio possui uma bomba de recalque para reabastecer a caixa dágua. O prédio tem 3 andares, e garagem subterrânea. A bomba de recalque fica debaixo da garagem.
O problema é que quando ela liga, ela gera uma vibração que percorre todo o prédio, da garagem até o terceiro andar onde eu moro, causando um zumbido que incomoda demais. A bomba pode ligar a qualquer momento, ela parece que não tem uma periodicidade, podendo ligar de madrugada e acabando com o descanso. Durante o dia é menos perceptível devido barulho do ambiente porém a noite o zumbido da vibração é alto e dá pra sentir a vibração nas paredes e no chão.
Eu queria saber de vocês profissionais desta área, se isto é comum ou é falha na construção do prédio, porque os moradores do prédio estão reclamando com a imobiliária sobre este problema, mas a mesma não toma providências e não sabemos como agir nesse caso, se temos o direito de exigir da construtora ou da imobiliária que amorteça o zumbido da vibração para acabar com o incômodo.
Eu pesquisei na internet e vi uns tais de amortecedores de vibração para máquinas, será que isso resolveria no caso deste prédio? Qual a opinião de vocês sobre esse problema, relaxo da construtora e dos engenheiros ou é uma coisa comum e não tem remédio?
Desde já agradeço, se precisarem de mais informações a respeito da estrutura do prédio eu fornecerei