Dicas Para Instalação de Split - Ar Condicionado


Responder Mensagem

Dicas Para Instalação de Split - Ar Condicionado

climatrix
postou em Qua, 06 Jan 2010, 17:57
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Vou tentar deixar aqui algumas dicas importantes com relação a instalação de equipamentos tipo Split.

    O primeiro passo consiste em determinar o equipamento correto, para isso solicite uma visita técnica para dimensionamento correto do ambiente, em nosso site existe um dimensionador virtual, que poderá auxiliá-lo.

    Feito isto partiremos para outros pontos de suma importância:

    Local de fixação do evaporador ( Unidade Interna)

    Procure um local aonde ele fique voltado para a face maior do ambiente de preferência no centro, fazendo com que o ar circule na melhor maneira possível.
    (ex: em um ambiente de 3m X 4 m procure colocar o evaporador no centro da parede de 3m)

    Em um ambiente entre 2.70 e 3.0 m de pé direito, procure deixar o evaporador por volta de 15 cm do teto , nunca o deixe com menos de 5 cm, pois prejudica o rendimento e fica horrível para fixação, tenha dó do instalador, rsrs

    Procure manter o evaporador longe de fontes de calor, como lâmpadas, etc.

    Procure também não instalá-los sob equipamentos eletroeletrônicos, pois sempre existe o risco de pingar água e danificar o equipamento.

    Sistema de drenagem:
    O dreno normalmente fica localizado na parte inferior do equipamento em uma das laterais, normalmente faço a conexão do dreno pelo lado direito , deixando assim o lado esquerdo para conexão das tubulações.
    A Água do dreno desce por gravidade , com exceção do modelo cassete todos os outros splits não possuem bomba de drenagem.
    Jamais conecte seu dreno em rede de esgotos, procure água pluvial, o dreno consegue trazer pra dentro do ambiente todo o cheiro do local aonde ele foi conectado, em ultimo caso coloque um sifão.

    Conexões da tubulações
    Este é um ponto que é de extrema importância, pois uma flange mal feita, pode ocasionar a perda de gás , e trazer grandes transtornos para reposição deste gás e o equipamento quando roda sem gás, pode até queimar o compressor.
    Na flange use apenas graxa , pois metal adere com metal através de graxa, nunca use veda rosca ou super bonder.

    Testes de vazamentos
    Quando a tubulação de cobre não leva solda é dispensável a utilização de nitrogênio para saber se há vazamentos, eu em 20 anos nunca vi uma tubulação de cobre vir furada de fábrica, porem se tiver solda e esta for ficar embutida ou sobre o forro , solicite ao instalador pressurizar o sistema com nitrogênio e retornar no dia seguinte para medir a pressão.


    Vácuo
    Este tal de vácuo de nada interfere no inicio do funcionamento da maquina, mesmo que ele não faça um vácuo no ato da instalação a mesma ira funcionar, ele até vai te convencer que vácuo é besteira, que se ele expurgar a linha o resultado é o mesmo, não acredite nisso, um bom vácuo é de extrema importância para a vida útil da maquina, e pra render tudo aquilo que ela promete.

    Colocação do condensador ( unidade externa)
    A mesma foi projetada para trabalhar ao ar livre , quanto mais ar ela tiver melhor , assegure-se que o suporte do mesmo esta bem fixado, se necessário vare a parede de lado a lado e fixe por dentro do ambiente, principalmente se este representar um perigo se cair. Afinal você também é responsável pelos serviços executados por qualquer empresa dentro de sua casa / apto.
    Nunca peça ao instalador que ele pendure o equipamento abaixo de sua janela , fica ruim para manutenção futura e existe risco na colocação dos suporte e do condensador , um deslize pode ser fatal.

    Enfim estas são algumas pequenas dicas que podem ajudar bastante, o restante fica pra debate, um forte abraço a todos

    Qualquer dúvida encaminhe email para marcello@climatrix.com.br ou ligue


    _________________
    www.climatrix.com.br
    Rio de Janeiro / RJ
    (21) 2580-9979 / 7847-2995 id 81*40567

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Dicas Para Instalação de Split - Ar Condicionado

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 06 Jan 2010, 18:46
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Marcello,

      Parabéns pelas dicas! Excelentes!


      Responder Mensagem


      Construção civil, discussões gerais