Eu faço parte da comissão de um novo condomíno, prédios baixos de 4 andares com elevador, construídos com blocos estruturais de concreto. Os apartamentos têm uma ampla sacada (5x1,60M) que dá para a sala e uma das paredes dá para o quarto principal.
O problema começa quando se fala em ar-condicionado nas reuniões de condomínio. Segundo a construtora, qualquer furo ou rasgo de qualquer tamanho é proíbido. Mas eu me recuso em acreditar que nessas alturas o engenheiro ou calculista foi incapaz de prever que em 150 unidades no valor de R$140.000,00 voltada a classe média, em um lugar quente, ninguém pensaria em instalar um ar-condicionado split ou não. Tentamos abrir chamado no dpto de engenharia da mesma, falam de instalação elétrica, problemas de fachada, mas não entram na questão do furo.
O condominio gostaria de aprovar a instalçao de splits com suas unidades externas instaladas no piso da sacada e um furo voltado pro quarto pincipal ou sala, para a instalação da unidade interna, mas não gostariamos de perder garantias ou pior, ter problemas estruturais.
Já li que os locais mais seguros seriam embaixo das janelas, pois compesaria a distribuição de peso.
Baseado nisso, gostariamos de saber se vocês já viram/trabalharam em casos semelhantes, se existe uma maneira de compensar o furo no bloco com anéis de concreto, aço ou outro material e se compensaria contratar uma firma de engenharia independente para fazer um calculo estrutural e emitir um laudo técnico indicando um local seguro para o furo ou a impossibilidade do mesmo.
Desde já, agradeço a todos.