Olá a todos, eu sou novo no forum mas já li bastante coisa, e antes de tudo eu sei...todo mundo vai dizer pra eu contratar um engenheiro e tal e eu queria dizer que já tenho um.
Mesmo assim me surgiu uma dúvida pois o meu eng disse uma coisa e um outro eng que conheço disse outra então lá vai...
Estou construindo um sobrado de 135m2, a terra onde fika o lote é firme de argila dura porém o meu lote que é de 7x20m tem um declive de 7%, ou seja eu terei que aterrar. Ai começa a minha duvida, um me disse pra colocar as sapatas e depois aterrar pra não ter problemas de recalque da terra e trincas e tudo o mais...o outro me disse q eu podia aterrar primeiro já que não será um aterro muito fundo (onde ficará a casa deve dar no max 1,5m de profundidade) que não teria problema já que embaixo da sapata haverão brocas com 3m de profundidade, ou seja q irão encontrar terra firme.
Bem essa é minha dúvida, qual a melhor opção??...A minha preferencia seria aterrar primeiro até pq se fizer as saatas primeiro terei que carregar a terra manualmente até os fundos do lote.
Por favor eu sei q é relativo e tal mas deem suas opniões!!
Desde já eu agradeço e peço desculpas se já havia um tópico igual, eu criei esse pois não vi nd parecido.