Sapatas em Aterro?


Responder Mensagem

Sapatas em Aterro?

fabioalbra
postou em Qua, 27 Jan 2010, 02:28
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá a todos, eu sou novo no forum mas já li bastante coisa, e antes de tudo eu sei...todo mundo vai dizer pra eu contratar um engenheiro e tal e eu queria dizer que já tenho um.

    Mesmo assim me surgiu uma dúvida pois o meu eng disse uma coisa e um outro eng que conheço disse outra então lá vai...

    Estou construindo um sobrado de 135m2, a terra onde fika o lote é firme de argila dura porém o meu lote que é de 7x20m tem um declive de 7%, ou seja eu terei que aterrar. Ai começa a minha duvida, um me disse pra colocar as sapatas e depois aterrar pra não ter problemas de recalque da terra e trincas e tudo o mais...o outro me disse q eu podia aterrar primeiro já que não será um aterro muito fundo (onde ficará a casa deve dar no max 1,5m de profundidade) que não teria problema já que embaixo da sapata haverão brocas com 3m de profundidade, ou seja q irão encontrar terra firme.

    Bem essa é minha dúvida, qual a melhor opção??...A minha preferencia seria aterrar primeiro até pq se fizer as saatas primeiro terei que carregar a terra manualmente até os fundos do lote.

    Por favor eu sei q é relativo e tal mas deem suas opniões!!

    Desde já eu agradeço e peço desculpas se já havia um tópico igual, eu criei esse pois não vi nd parecido.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Sapatas em Aterro?

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 27 Jan 2010, 10:34
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Fábio,

      As sapatas são dimensionadas a partir das cargas a aserem suportadas e da admissibilidade (carga suportada em kgf/cm2) do solo aonde elas serão implantadas. Se implantá-las sobre o aterro certamente as áreas das sapatas deverão ser bem maiores do que seriam se implantadas em solo firme ou com melhor admissibilidade. O ideal é implantá-las no solo firme e depois proceder com o aterro.

      Outra coisa é que se haverão estacas, embora não haja definição de qual tipo de estaca será, nesse caso não seriam sapatas a serem feitas sobre as estacas e sim bloco estrutural, nesse caso, devidamente calculado, não se aplica o conceito de sapatas que conforme citei, tem o dimensinamento diretamente ralacionado à admissibilidde do solo.

      Definir a utilização de estacas com blocos estruturais ou sapatas é uma atribuição do engenheiro que o assessora, mediante conhecimento do projeto e da análise do solo.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 18:39, num total de 2 vezes

      robmag
      postou em Qua, 27 Jan 2010, 10:50
      Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

        Diversos fatores devem ser considerados:

        1- Se esta camada de argila é profunda ou apenas superficial. As vezes existe uma camada mole embaixo dela;

        2- Usando-se sapatas ou fundação direta, deve-se saber qual o nível máximo alcançado pelo lençol freático;

        3- Os sobrados (térreo e pav. sup.) em sua região central, geralmente apresentam cargas que variam de 20 a 30 tf, dependendo da localização da escada e da caixa d’água, aquecedor solar, etc. Logo, se houver aterro, cada uma das brocas (que deve ser armada) irá transmitir cargas de aprox. 10 tf à camada de argila, que deve então apresentar SPT de 15 a 20, um valor bem alto.

        Conclusão: converse com seus vizinhos que têm sobrados nesta região, sobre o tipo de fundação que utilizaram, ou então faça uma sondagem.

        _________________
        Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
        Programador LISP para AutoCAD
        www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
        robertomagnani@uol.com.br

        fabioalbra
        postou em Qua, 27 Jan 2010, 11:20
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Bem só pra deixar mais claro o que o Isaac disse sobre ser sapatas ou blocos, é o seguinte o que está no projeto são brocas de 8" de diametro com 3m de profundidade e em cima das brocas, sapatas ( ou blocos eu num sei qual o nome correto) de dimensão 70x70x50 e ai por cima disso o baldrame.

          Quanto a camada de argila, ela é sim dura, depois de uns 2 metros ela fica mais mole mas não tanto, tambem está meio dificil de saber pq está chovendo direto e eu acho q isso pode influenciar né?

          Já no nivel do lençol eu não sei dizer, porem o meu terreno é alto, fika quase no topo de um morro, acho q num deve ser mt rasa a profundidade do lençol

          E finalmente qt a perguntar para os vizinhos...é um loteamento novo...eu ainda não tenho vizinhos...mas vou dar uma perguntada para outras casa proximas.

          E então é o caso de aterrar primeiro ou não?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Alessandro,
          postou em Sex, 06 Ago 2010, 23:13
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

            Fábio, pesquisei recentemente sobre esse assunto.
            O objetivo da sapata ou bloco, é obter apoio sobre um solo firme. O solo nativo, normalmente é mais firme que o aterro sobre ele. Logo, fica melhor deixar o aterro pra depois.

            Vou passar por essa etapa em breve, pois o desnível lateral do meu terreno com a casa, é de +- 1 metro. Embora o mestre já 'recomendou' primeiro aterrar, farei a fundação antes. Ele e seus ajudantes terão mais trabalho, mas a casa, certamente ficará melhor apoiada.


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais