Muro de Arrimo com Tijolo Estrutural Ceramico!


Responder Mensagem

Muro de Arrimo com Tijolo Estrutural Ceramico!

onlline
postou em Dom, 31 Jul 2011, 20:43
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Tenho um terreno em declive para a frente do lote. Vou aterrar esse lote em +- 2m. Posso fazer apenas um muro de alvenaria com tijolo estrutural com concreto dentro dos furos maiores do tijolo, com pilares a cada 1m e viga baldrame, outra intermediaria (a 1m) e outra superior? Ele ira suportar a carga? O solo é terra normal, lembrando que de terra solta seria uma faixa de 0,50 centimetros a largura do muro seria de 6 metros ,
    e nas colunas e cintamento embaixo virão as vigas e cintamento da casa ou seja o muro não vai ficar livre ele vai ter 3 vigas segurando ele na parte de baixo e de cima ,

    outra Duvida! na parte de baixo do meu terreno queria usar tijolo estrutural abaixo do cintamento porque o bloco é bem mais caro , seria em uma area de 3 metros de comprimento por 6 de largura , meus tubuloes tem 1,50 metros de profundidade com sapata de 1 metro de abertura, mas como o lote é desnivelado teria que conter a terra com algo abaixo do cintamento! eu ate poderia encher com concreto os buracos maiores do tijolo estrutural ai gastaria menos concreto , o espaçamento dos tubuloes são de 3 metros um do outro . lembrando que tanto no muro quanto nos tijolos abaixo do cintamento vô passar cimento a unica umidade ue o tijolo vai pegar vai ser da terra , gostaria de saber se os tijolos com o tempo sofrem deterioração com a terra..


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Muro de Arrimo com Tijolo Estrutural Ceramico!

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 01 Ago 2011, 08:59
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro "Onlline",

      Me parece meio exagerado colocar pilar de metro em metro, mas isso vai depender da fundação, do solo e das medidas e armadura destes e das vigas, entre outros elementos. Se não quiser incorrer no erro de sempre que é não contratar um profissional e gastar muito mais que o valor de um projeto ou assessoria técnica, o melhor e mais seguro é contratar um estruturalista.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      onlline
      postou em Seg, 01 Ago 2011, 10:04
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        Oi Isaac!

        Realmente no pilar eu coloquei um certo exagero! mas como seriam 2 pilares a mais do que o necessario não seria um custo muito alto! as minhas duvidas seriam se o tijolo estrutural em contato com a terra que mesmo não recebondo agua direto nela pelo fato de que sera concretado todo terreno em volta mas a terra por si só já é umida! e a outra duvida seria os tijolos que pretendo colocar abaixo do cintamento para conter tambem a terra ! lembrando que vão dos meu cintamento seram de 3 metros não é algo muito grande então quem vai segurar o cintamento são os tubuloes , esses tijolos seriam só mesmo para conter a terra ! mas minha duvida é ! sera que o tijolo vai se deteriorar com o passar dos anos?

        A_Araujo
        postou em Ter, 09 Out 2012, 13:59
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

          Olá,
          Se me permitem, vou dar sómente uma colherada: Belo Horizonte é uma cidade em que chove muito e onde há terrenos variados - alguns bem frouchos.
          Me parece, pela dúvida, que há falta de um profissional experiente e habilitado acompanhando - me perdoe se não for este o caso (afinal, sequer nos conhecemos).
          Mas, se for, ouça o conselho do colega Isaac e procure contratar os serviços de um bom profissional. Com todo o respeito à profissão de pedreiro e às boas intenções, devo pedir também que se respeite a engenheiros e arquitetos, cujo conhecimento (teórico e prático) não merece ser descartado.
          Falando específicamente da deterioração dos blocos, claro que elementos cerâmicos sofrerão desgaste tanto maior quanto menos recozidos estes forem, necessitando medidas mitigadoras...
          Mas isto é apenas um detalhe; a pensar assim, um concreto mal dosado e/ou executado e sem respeitar recobrimentos talvez dure até menos.
          Abraço, sucesso!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais