contenção de aterro


Responder Mensagem

contenção de aterro

Carlos Pinheiro
postou em Qui, 08 Abr 2010, 10:56
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Caros amigos,

    sou eng. civil ganhando experiência e novo aqui no Fórum. Espero que possam me ajudar.

    Preciso fazer um pequeno aterro (70 cm de altura). Para conter este aterro, farei uma mureta sobre a fundação (sapata corrida simples).

    Dúvida: esta mureta (20 x 15m de comprimento), de tijolo cerâmico, precisa ter algo de "especial"? Tipo: serem, os tijolos, em linha dupla e cruzados? Conter pequenos pilares ao longo da mureta?

    Agradeço a todos,


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eugênio Vicente Ferreira
    postou em Qui, 08 Abr 2010, 20:53
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Prezado Carlos.

      Levando em consideração o comprimento e altura, mesmo sem saber que material será utilizado no aterro ou na sobrecarga que vai atuar sobre o mesmo, entendo ser prudente a aplicação de reforços para melhorar a resistência da mureta de modo que ela possa suportar os empuxos provenientes da somatória (aterro + sobrecarga de utilização).

      Como sua postagem não forneceu melhor detalhamento do projeto, digo, que pelo menos pra mim não ficou claro esta opção pelo uso da sapata corrida como fundação, porém sendo essa a concepção do seu projeto, então sugiro que ao logo da sapata deixe a armação de espera para construção de pilares convenientemente espaçados.

      Atenciosamente.

      _________________
      Eng. Eugênio
      Email: evf.engenharia@web2go.com.br
      Projetos Estruturais em concreto, aço e
      madeira.

      Carlos Pinheiro
      postou em Qui, 08 Abr 2010, 21:13
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Caro Eugênio,
        Obrigado pela resposta.

        Perdoe-me não ter dado mais detalhes. faço agora:

        Será uma área livre, para circulação de pessoas em torno de uma piscina.

        ***

        Então, se for executado com pilares, como sugeriu, a referida mureta seria simples (largura do tijolo)?

        Obrigado,

        Carlos.


        Responder Mensagem


        Construção civil, discussões gerais