Re: Poço artesiano!
- Arq. Edson
- postou em Qui, 27 Mai 2010, 13:27
- Usuário Nível 1 | Mensagens: 3
Prezado Robison(?)
Poço artesiano é aquele que se situa em lençol dágua confinado, e por isso, pode ter pressão natural, e jorra abundantemente ao ser perfurado. Geralmente situa-se abaixo de 100 metros, dependendo da região. São aquíferos nobres, e, portanto valiosos. Quanto ao poço semi-artesiano, trata-se de lençol freático, aquele que fica sobre a camada rochosa. Existe eese tipo de lençol dágua em todo lugar do planeta. Até debaixo dos oceanos. Esse tipo de poço pode fornecer água de qualidade, desde que não haja fonte contaminante por perto; uma fossa negra, alguma indústria, ou aterros sanitários. Se houver fossa, o ideal é perfurar o poço com uma distância mínima de 30 metros. Em regiões de solo cascalhoso-argiloso, como no planalto central, pode-se encurtar essa distância p/ 15metros. Não menos.
Também existem cursos dágua subterrâneos dentre a cascalheira, com uma determinada corrente, e tb fluxos dágua que se convertem no subsolo. Quando isso acontece, há emanação radiestésica, ou seja produz ondas eletromagnéticas que se expandem à superfície. Existem pessoas "especiais" que são capazes de detectar, por sua própria natureza, essa emanação elétromagnética. Geralmente usam forquilhas de madeira fresca p/ localizar esse encontro de águas no subsolo. A forquilha é "puxada para baixo c/ grande força. Entretanto, existem mapas hidrológicos que mostram aonde se encontram os aquíferos e, provavelmente os lençóis d'água mais generosos. Procure uma boa firma de perfuração. Muitos fazem a perfuração "por fora", mas cobram caro. Um poço semi-artesiano no Distrito Federal "por fora" que dê água pra valer, não sai por menos de R8.000,00. Mas como a empresa de água local rouba muito mais do consumidor e sempre persegue os mesmos que tentam furar poços sem outorga, esse custo se paga rapidinho.
Comentários e esclarecimentos:
Os Estados e municípios brigam muito pela posse ou domínio das águas subterrâneas, por motivos óbvios: cobrar impostos. Existem leis que endossam esses domínios. Portanto, cuidado. Ao perfurar um poço, deve decidir se vai fazer na "legalidade" ou "por fora". Se optar pela 2ª certifique-se de que não tenha algum desafeto seu por perto que possa denunciá-lo. A multa é grande e varia c/ o Estado.
Particularmente acho isso um absurdo, pois as águas de lençóis freáticos não são de ninguém. São do planeta. Mas quando a Nestlé quis a concessão de exploração das águas minerais de S. Lourenço, o preço foi muito menor. E se tratam de águas minerais e não de lençol freático. em resumo, nem tudo o que é legal é justo.
Saudações[/b]