Poço artesiano!


Responder Mensagem

Poço artesiano!

robi-rs
postou em Dom, 23 Mai 2010, 21:12
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa noite! em minha casa tenho 1 poço artesiaano com 42 metros de profundidade e 7 metros de revestimento e ele esta com a agua enferrujada e pouca agua!
    Minha duvida é a seguinte: quantos metros seria bom para fazer 1 poço? e de revestimento quantos metros ele deve ter?
    pois vou mandar furar outro e queria ter uma outra opiniao para nao acontecer este problema novamente!
    Obrigado!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    prjimenez
    postou em Ter, 25 Mai 2010, 15:00
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      Ola robi, eu furei um poço semana retrasada em minha residencia, amanha virão calcular a vazão de agua do mesmo! Ao que me disseram a diferença entre um poço artesiano e o semi-artesiano é que o artesiano é agua jorrante, não sendo necessidade de bomba para puxar a agua, sendo que o semi artesiano necessita da bomba, mas ambos são como eles dizem "poço de perfuração profunda" sendo possivel achar até aguá de qualidade chamada "mineral".
      Agora respondendo sua pergunta: depois de muito falar com varias empresas de perfuração te digo o mesmo que me disseram "não existe a possibilidade de saber em qual profundidade achará aguá". O que te ajuda bastante é fazer uma pesquisa no terreno com um radiestesia, o meu poço foi achado agua bem em cima do ponto que ele mostrou (caso você se interesse tenho o numero dele, é um senhor que sinaliza no brasil todo para grandes empresas, inclusive é o unico que faz esse trabalho para a Gessy lever, e não é careiro), com relação a profundidade do revestimento: o revestimento é feito do inicio até quando acharem rocha sólida, podendo também variar a profundidade. a partir do momento que acharem rocha sólida eles irão em busca de aguá sendo que também não existe um profundidade certa para acha-lá! Moro em São Roque em uma cota bem alta, meu poço chegou a 162m de profundidade e teve revestimento até os 35m! Perfurei meu poço com a Jundsondas com eles os poços tem até a liberação do DAEE, nem todas empresas conseguem essa liberação!
      Bem espero ter te ajudado. Abraços

      Poço artesiano!

      IsaacdeCristo
      postou em Ter, 25 Mai 2010, 20:39
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Robi,

        Como bem falou o PrGimenez, suas perguntas não tem uma resposta sem se fazer o devido estudo do solo. A frofundidade, o revistimento e a qualidade da água vão depender da análise. Veja também com um especialista se será mesmo necssário perfurar outro poço em vez de aproveitar o que já existe e fazer nele as devidas correções.


        Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 21:41, num total de 3 vezes
        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Re: Poço artesiano!

        Arq. Edson
        postou em Qui, 27 Mai 2010, 13:27
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

          Prezado Robison(?)

          Poço artesiano é aquele que se situa em lençol dágua confinado, e por isso, pode ter pressão natural, e jorra abundantemente ao ser perfurado. Geralmente situa-se abaixo de 100 metros, dependendo da região. São aquíferos nobres, e, portanto valiosos. Quanto ao poço semi-artesiano, trata-se de lençol freático, aquele que fica sobre a camada rochosa. Existe eese tipo de lençol dágua em todo lugar do planeta. Até debaixo dos oceanos. Esse tipo de poço pode fornecer água de qualidade, desde que não haja fonte contaminante por perto; uma fossa negra, alguma indústria, ou aterros sanitários. Se houver fossa, o ideal é perfurar o poço com uma distância mínima de 30 metros. Em regiões de solo cascalhoso-argiloso, como no planalto central, pode-se encurtar essa distância p/ 15metros. Não menos.
          Também existem cursos dágua subterrâneos dentre a cascalheira, com uma determinada corrente, e tb fluxos dágua que se convertem no subsolo. Quando isso acontece, há emanação radiestésica, ou seja produz ondas eletromagnéticas que se expandem à superfície. Existem pessoas "especiais" que são capazes de detectar, por sua própria natureza, essa emanação elétromagnética. Geralmente usam forquilhas de madeira fresca p/ localizar esse encontro de águas no subsolo. A forquilha é "puxada para baixo c/ grande força. Entretanto, existem mapas hidrológicos que mostram aonde se encontram os aquíferos e, provavelmente os lençóis d'água mais generosos. Procure uma boa firma de perfuração. Muitos fazem a perfuração "por fora", mas cobram caro. Um poço semi-artesiano no Distrito Federal "por fora" que dê água pra valer, não sai por menos de R8.000,00. Mas como a empresa de água local rouba muito mais do consumidor e sempre persegue os mesmos que tentam furar poços sem outorga, esse custo se paga rapidinho.
          Comentários e esclarecimentos:
          Os Estados e municípios brigam muito pela posse ou domínio das águas subterrâneas, por motivos óbvios: cobrar impostos. Existem leis que endossam esses domínios. Portanto, cuidado. Ao perfurar um poço, deve decidir se vai fazer na "legalidade" ou "por fora". Se optar pela 2ª certifique-se de que não tenha algum desafeto seu por perto que possa denunciá-lo. A multa é grande e varia c/ o Estado.
          Particularmente acho isso um absurdo, pois as águas de lençóis freáticos não são de ninguém. São do planeta. Mas quando a Nestlé quis a concessão de exploração das águas minerais de S. Lourenço, o preço foi muito menor. E se tratam de águas minerais e não de lençol freático. em resumo, nem tudo o que é legal é justo.
          Saudações[/b]

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais