Duvida sobre viga baldrame.


Responder Mensagem

Duvida sobre viga baldrame.

João P
postou em Ter, 15 Mar 2011, 23:40
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá, gostaria de tirar uma duvida, e se alguém puder me ajudar desde já fico agradecido.

    Estou comprando uma casa e estive em contato com o pedreiro que a construiu. Em uma conversa ele me disse que a casa está apenas apoiada sobre a viga baldrame e mais nada, não existe brocas, estacas, sapatas, ou qualquer outro tipo de fundação. Segundo ele o solo é firme.
    Como estou em viagem, não tive ainda a oportunidade de procurar um profissional para ir ao local averiguar a situação. Talvez por aqui eu receba uma resposta mais rápida.
    A casa tem 80m2 e o terreno é plano, informações sobre a viga baldrame eu não saberia dar.

    É possível uma casa ser apenas sustentada por uma viga baldrame?

    Obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Duvida sobre viga baldrame - Fundações

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 16 Mar 2011, 05:23
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro João,

      Perfeitamente possível, desde que a área de contato das vigas baldrames com o terreno seja suficiente para distribuir as cargas da edificação, respeitando-se a admissibilidade (Kgf/cm²) do mesmo.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 16 Set 2011, 12:01, num total de 1 vez
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      CARCAMANO
      postou em Qua, 16 Mar 2011, 15:38
      Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

        No caso de uma residência térrea e dependendo do terreno em q está implantada e em alguns casos sim. Verifique se existe trincas nos cantos das portas e janelas, cantos e encontros de paredes e demais locais. Isso poderá evidenciar alguma patologia por problema de fundações.

        João P
        postou em Qui, 31 Mar 2011, 23:52
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Obrigado pela ajuda.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais