Solda nas ferragens estruturais


Responder Mensagem

Solda nas ferragens estruturais

Alessandro,
postou em Ter, 01 Jun 2010, 11:21
Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

    Bom dia a todos.

    Acabo de me cadastrar, mas já acompanho o fórum a algum tempo.
    Sou leigo, no entanto tive a experiência de adminstrar uma obra de residência anos atrás e agora estou prestes a inicar uma nova empreitada.

    Procurando racionalizar os custos usando técnicas atuais e emprego de uma estrutura dimensionada ao meu projeto, livre do dito: 'coeficiente de ignorância', estou avaliando algums arquitetos/engenheiros para projetar a construção.

    Por hoje, minha dúvida é: em lajes treliçadas, vejo que a ferragem é montada com solda, no entanto, para as vigas e colulas, sempre vejo os peões usando o velho arrame recozido para fixar os estribos aos ferros.

    Essa montagem não seria mais rápida, mantendo ou melhorando a resistência das ferragens, se fizer ponteamento de solda nas junções das mesmas?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Solda nas ferragens(armadura) estruturais do Concreto Armado

    IsaacdeCristo
    postou em Ter, 01 Jun 2010, 11:55
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Alessandro,

      As indústrias já utilizam e até fornecem armaduras protas, cujos estribos são soldados. O que deve ser levado em consideração é que não se faz isso com qualquer solda, como a elétrica. A solda utilizada é a eletrostática.

      Para este caso não se indica a solda elétrica comum, uma vez que a alta temperatura e o tempo de execução do processo, interferem na resistTILencia do aço. metalúrgica.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 21:51, num total de 2 vezes
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Alessandro,
      postou em Qua, 02 Jun 2010, 09:04
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

        Muito bom Isaac.
        Não sabia dessas especificações, vou estudar a respeito.
        Obrigado.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais