Caros amigos(as),
Conforme transcrevo a seguir, trecho do capítulo "O terreno" do meu livro "Conhecendo Obras", a declividade do terreno não deve ser encarada como uma desvantagem:
"(...)adquirir um terreno desses, mesmo que você tenha algum gasto a mais na obra, você só estará compensando o custo que foi mais em conta na compra do terreno. O importante disso é que com um arquiteto criativo, e você pode explorar isso nele, você estará diante de outras tantas possibilidades de projeto e partido arquitetônico para seu imóvel. Em outras palavras, terrenos ditos acidentados ou não planos, podem dar muito mais possibilidade de criação para os arquitetos. O resultado poderá ser uma edificação esteticamente mais elaborada e pouco convencional. Só pra citar algum exemplo, imagine que em um terreno “acidentado” será mais fácil você ter uma casa dinâmica com ambientes em níveis diferentes que se interligam por degraus. Situação esta que, quando bem trabalhada ou projetada e posteriormente bem decorada, lhe deixará feliz muito mais do que se fosse feita num terreno convencionalmente plano. Aliás, nesse aspecto ... "
Considerando o que escrevi acima, você poderá reduzir substancialmente os custos e ainda ganhar em funcionalidade e beleza na sua edificação.