Tijolo solo cimento ou Ecológico


Responder Mensagem

Você conhece a técnica de tijolo solo-cimento?

9
90%
1
10%
 
Total de Votos : 10

Tijolo solo cimento ou Ecológico

julianomarfim
postou em Dom, 13 Jun 2010, 17:19
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá a todos

    Não sou profissional da área de construção civil, apesar de já ter acompanhado diversas construções e reformas, alguns de meus familiares são construtores, e desde muito cedo sempre estive neste meio.
    Há 3 anos estou pesquisando a técnica de tijolo solo-cimento na internet, e em campo e desde então tive contato com universidades, arquitetos, engenheiros, construtores, empresários do ramo e até um condominio social feito com o tijolo solo-cimento.
    Então gostaria de fomentar a técnica do tijolo solo-cimento, alvenaria, alicerce e outras técnicas de acabamento (ecológicas e baixo custo) para complementar o tijolo solo-cimento.

    Como consumidor, vejo que quando se trata de casa, é melhor que seja de tijolo, se for corretamente ecológico, melhor ainda. Em minha região (Campinas), as placas e outras técnicas que não seja de tijolos não é bem aceita no mercado, ou talvez, pouco comercializado.

    Tenho como meta/Projeto a construção de um condominio social, feito inteiramente com o tijolo solo-cimento e outros matériais corretamente ecológicos, voltado para pessoas de classe baixa e média baixa. Se alguém quiser contribuir com sugestões, dicas, criticas e parcerias, estamos aberto para discussão.

    Comentem
    J. Marfim


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Tijolo solo cimento ou Ecológico

    IsaacdeCristo
    postou em Dom, 13 Jun 2010, 17:38
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Juliano,

      Embora eu já tenha conhecido esse tipo de tijolo, a impressão que ficou é de que o mesmo não apresenta resistência satisfatória à intempéries ao longo do tempo, quando comparado aos materiais tradicionais (cerâmico e cimento). Se possível comente a esse respeito.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 22:08, num total de 2 vezes
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      resposta

      sgonc34
      postou em Seg, 14 Jun 2010, 16:29
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        caro issac você fala de algo que não conhece a fundo, tijolo solocimento é objeto de estudo em varias universidades e de doutores em cosntrução civil a mais de 2 decadas e se mostra confiavel e um sistema para o futuro, então acho que poderia conhecer melhor os estudos antes de falar algo negativo como este postado.

        AlexMC86
        postou em Ter, 15 Jun 2010, 00:18
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 28

          Vi em um site que esse tipo de material chega ate 3,7 Mpa...boa resistencia para tijolos de vedação.

          Reduz o custo ate 30%
          Reduz tempo tbm...


          Editado pela última vez por AlexMC86 em Qua, 16 Jun 2010, 23:32, num total de 2 vezes

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Tijolo solo cimento ou Ecológico

          IsaacdeCristo
          postou em Qua, 16 Jun 2010, 16:12
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Caro SGon,

            Exatamente a 22 anos quando entrei na Universidade eu conheci este material e eu não falei que o conheço a fundo mas sim, de uma impressão que ficou naquela ocasião. Perceba que não afirmei nada, muito pelo contrário, PEDI QUE COMENTASSEM SOBRE A MINHA IMPRESSÃO.

            E já que me respondeu tão veementemente como conhecedor do material, peço se possível, responda sobre a minha dúvida, bem como sobre a exposição do material ao sol e à chuva, aos ventos e variações de temperatura e aos demais fatores ambientais que atingem as construções... Se possível, responda em comparação aos blocos tradicionais de cerâmica, concreto e ainda os estruturais de concreto, cuja resistência permite edificações acima de 10(dez) pavimentos sem vigas e sem pilares.

            Outra dúvida que me surgiu em seu comentário: Como assim "... e (é) um sistema para o futuro"?

            E mais, é possível aplicar este tipo de bloco como "bloco à vista" ou apenas envernizado ou pintado como é possível com os demais?

            Muito grato pelos esclarecimentos solicitados.

            ***
            Participe do "FÓRUM CONHECENDO OBRAS" (http://www.conhecendoobras.com.br), lá também há respostas para suas perguntas.
            _________________
            -Saiba como lidar com profissionais e operários da construção; Economize na compra de materiais;
            Modelos de contratos e comentários; Tipos de empreitadas e suas vantagens e desvantagens.
            -Tudo isso e muito mais no livro "Conhecendo Obras".


            SURPREENDA ENGENHEIROS, ARQUITETOS E MESTRES-DE-OBRAS COM AS DICAS DO LIVRO “CONHECENDO OBRAS"

            http://www.conhecendoobras.com.br (http://www.conhecendoobras.com.br)


            Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sáb, 11 Dez 2010, 06:20, num total de 1 vez
            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Paulo José Barreto
            postou em Sex, 18 Jun 2010, 17:11
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 42

              Caro Isaac e demais colegas
              O tijolo solo-cimento é uma alternativa bastante viável para construções de interesse social, bem como construções em geral. É sim o método de construções do futuro, pois a emissão de CO2 na frabricação destes é bem menor do que nos blocos convencionais, pois não vão ao forno e usam pouco cimento. Quanto à durabilidade é semelhante a dos blocos cerâmicos comuns.
              A respeito da resistência, normalmente não podem ser utilizados em construções muito altas, pois sua resistência a compressão é menor que o exigido para uma alvenaria estrutural. Isso pode ser contornado utilizando o sistema tradicional de vigas, pilares, etc..
              Ainda assim, ele é um sistema de construções limpo, ecológicamente correto e de grande beleza. Procurem ler na internet so bre o assunto, vale a pena!! Pesquisadores como por exemplo os da COPPE UFRJ, já publicaram diversos trabalhos a respeito.
              Em tempo:este método não é novo, é na verdade uma melhoria do "adobo" e da "taipa de pilão".
              Um grande abraço!!!!
              Paulo José Barreto
              Engenheiro Civil

              daireligor
              postou em Sex, 02 Jul 2010, 17:34
              Usuário Novato | Mensagens: 2

                Boa tarde,

                Tenho lido bastante sobre o Tijolo Ecológico e pelo que percebi até o momento é que como todos os produtos, se ele for bem fabricado com uma qualidade e cuidado na fabricação ele é excelente, pois reduz tempo e dinheiro em uma obra, além de poluir menos.

                Segundo o que li, ele também foi utilizado muito nos anos 70 em construções populares e era recomendado pela CDHU. Já vi casas de até 3 andares construidas com esse tijolo (com supervisão de engenheiro) e no passado ele tinha um uso quase que exclusivo em construções populares, porém pela beleza do tijolo está sendo muito usado em casas de alto padrão.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                erick-ls
                postou em Sex, 02 Jul 2010, 19:08
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 16

                  Caro Juliano Marfim,

                  Sou novato no ramo da construção civil. Curiosamente compartilho o mesmo interesse que o senhor.

                  Estou facinado com o método construtivo modular de solo-cimento. Também estou pesquisando bastante sobre o assunto. Muitos profissionais, mais tradicionais condenão, este tipo de método. Infelizmente, pois acredito que o futuro do ramo da construção seja um método mais sustentável.

                  Também fico a disposição para discutir o asunto.



















                  Imagens: http://www.paulorandow.com.br/ecologica/

                  Tijolo Ecologico.....o retorno

                  MeketrefiS
                  postou em Sex, 28 Jan 2011, 13:49
                  Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                    O tijolo ecologico derivou-se do antigo Adobe feito com barro e instrume de animais ruminantes ( isso mesmo), as feses com alto teor de fibras com a função estrutural de juntar e aumentar a resistencia a tração. O moderno tijolo ecologico é estudado mindialmente, pois é caracteristico de cada região por utilizar o solo local, mas todos sem excessão devem possuir uma parte de cimento para reforço e correção. São recomendados em construções de pequeno porte pois o intuito do sistema é baratear e eliminar colunas, vergas e demais elementos estruturais, se for feito com todos os elemntos estruturasi convencionais, é tratado como um elemento de vedação como outro qualquer, em se tratando de emissão de CO2, é melhor aumentar a quantidade de capim das vacas e usar o esterco.... pois ai é zero emissão...abraços....
                    A ecologia esta na cabeça das pessoas e não em um sistema industrializado e capitalista....abraçõs

                    Casa reciclada e rampa reciclada!!

                    alexandrelentini
                    postou em Ter, 01 Fev 2011, 18:48
                    Usuário Novato | Mensagens: 1

                      Para quem gosta do planeta veja estes dois videos!! É possível fazer qualquer coisa com material reciclado! Eu construo aeromodelos com material reciclado tb!!!!
                      podemos ver que o IsaacdeCristo não esta sabendo disso! Então IsaacdeCristo veja os videos p/ você aprender algo!!!

                      http://www.youtube.com/watch?v=k-ag7L3V-U4

                      http://www.youtube.com/watch?v=808zLxdlU34&feature=related

                      Att

                      Alexandre Lentini


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Construção civil, discussões gerais