Projeto de muro de arrimo


Responder Mensagem

Projeto de muro de arrimo

estevao
postou em Sex, 30 Jul 2010, 13:54
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Ola colegas engenheiros, td bem?
    É o seguinte: tenho q fazer um calculo estrutural de um um muro de arrimo de 10 m de largura por aproximadamente 4 m de altura, com um residencia encostada nele, ou seja, sobrecarga extra alem do empuxo natural do solo. O muro terá estrutura de concreto armado com fechamento em blocos ceramicos. Esse modo de construção nao é muito (ou nao é) comentando nem citado em livros sobre o tema, sendo apenas os muros inteiros de concreto comentados e citados. Alguem sabe de algum material sobre o assunto, que fale como devo estruturar o muro, como devo fazer a analise, etc...??
    Um muro como esse como descrevi, seria suficiente, alem das vigas na base e no topo, apenas mais uma viga intermediaria?? Pilares e tirantes a cada 2 metros?? E no caso de apenas uma viga intermediaria ser suficiente, teria tirantes a 45º saindo do nivel zero do muro ate o nivel+ 2metros da viga intermediaria??
    É isso, obrigado desde já....abraço a todos...!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eng. André
    postou em Sex, 30 Jul 2010, 20:06
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

      Caro Estevao,

      Entre em contato comigo, acho que podemos trocar ideias, algum tempo, calculei algo parecido, talves o metodo de calculo que adotei se adeque a sua necessidade.

      abraços:

      _________________
      Eng. André Pinheiro
      ZANOLLIN Soluções Estruturais
      E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
      Skype: eng.pinheiro
      Fone: 19 3579 5051
      Cel. : 19 97415 7770


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Programas e apps de construção civil